Feminicídio: dados sobre a violência de gênero e possibilidades de intervenção didática no ensino de sociologia
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2022v5n34ID28530Resumo
A presente pesquisa busca apresentar o feminicídio e suas interfaces dentro de intervenções sociológicas. Deste modo, o objetivo geral do estudo foi investigar a violência de gênero a partir de características sociológicas e suas possibilidades de intervenção didática no Ensino de Sociologia no Ensino Médio da educação básica do Brasil. Para tanto foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental por meio da coleta do indicador de “Casos Novos de Conhecimento Feminicídio” publicados no site de Monitoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como resultados, evidencia-se que os casos novos de conhecimento de feminicídio entre 2016 e 2020 apresentou variações regionais que apontam aspectos referentes a estes dados, assim como o aumento significativo da morte de mulheres brasileiras vítimas do ódio e aversão ao mero fato de ser mulher. Conclui-se que uma intervenção didática efetiva em ensino de Sociologia, a partir desses dados, podem sensibilizar estudantes do Ensino Médio a uma postura mais crítica.
Palavras-chave: Feminicídio. Indicadores. Violência de gênero. Ensino de Sociologia.
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