Feminicídio: dados sobre a violência de gênero e possibilidades de intervenção didática no ensino de sociologia

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DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2022v5n34ID28530

Resumo

A presente pesquisa busca apresentar o feminicídio e suas interfaces dentro de intervenções sociológicas. Deste modo, o objetivo geral do estudo foi investigar a violência de gênero a partir de características sociológicas e suas possibilidades de intervenção didática no Ensino de Sociologia no Ensino Médio da educação básica do Brasil. Para tanto foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental por meio da coleta do indicador de “Casos Novos de Conhecimento Feminicídio” publicados no site de Monitoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Como resultados, evidencia-se que os casos novos de conhecimento de feminicídio entre 2016 e 2020 apresentou variações regionais que apontam aspectos referentes a estes dados, assim como o aumento significativo da morte de mulheres brasileiras vítimas do ódio e aversão ao mero fato de ser mulher. Conclui-se que uma intervenção didática efetiva em ensino de Sociologia, a partir desses dados, podem sensibilizar estudantes do Ensino Médio a uma postura mais crítica.

Palavras-chave: Feminicídio. Indicadores. Violência de gênero. Ensino de Sociologia.

 

 

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Biografia do Autor

Raimundo Borges da Mota Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

Pós-Graduado Stricto Sensu (Mestrado) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Estadual de Feira de Santana (PROGEL-UEFS-2021). Pós-Graduando Lato Sensu (Especialização) em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-Graduando Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Pós-Graduando Lato Sensu em Filosofia (UEFS). Pós-Graduando Lato Sensu em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pós-Graduando Lato Sensu em Informática Aplicada à Educação pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Pós-Graduando Lato Sensu dos cursos de: Educação em Direitos Humanos e Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-Graduando Lato Sensu em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Pós-Graduando Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Pós-Graduando Lato Sensu em Educação em Tecnologia Digital Aplicada à Saúde pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Serviço Social (2014) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Bacharel em Teologia (2014) e Licenciado em História (2015), ambos pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Licenciado em Pedagogia (2020) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente cursa o Bacharelado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Américas (CAM), a Licenciatura em Letras Vernáculas - Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (UEFS) e a Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional (2014) pela Universidade Candido Mendes (UCAM); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos (UNOPAR-2015); Pós-Graduação Lato Sensu em História do Brasil (2015) e em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (UCAM-2016); Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Geografia e História (2017) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes (2019) pela Faculdade Futura (ICETEC); Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (2019) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero e Sexualidade na Educação (2020) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (2020) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência como Professor na Educação Pública Estadual da Bahia lecionando as disciplinas: Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Filosofia, Literatura e Sociologia no Ensino Médio, lecionando também nas modalidades: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Campo. Possui prática na elaboração de textos informativos e descritivos. Jornalista Profissional - Registro SRTE/BA: 0005201/BA. Integrou a Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana conforme a Resolução nº 14/2015 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (CMDDM) de Feira de Santana-BA. Essa Conferência teve como tema: "Mais direitos, participação e poder para as Mulheres" e foi realizada nos dias 16 e 17 de setembro de 2015. Coordenou a Comissão Organizadora da XVII Semana de Letras (SEMALET) da (UEFS), que teve como tema: "Penso, logo incomodo: tecendo as letras nas malhas do refletir". Idealizador, Produtor e Apresentador do Podcast semanal: "Leituras Políticas", o qual aborda temas dos mais variados contextos e cenários políticos - disponível em: https://anchor.fm/leituraspoliticas 

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Publicado

15-08-2022

Como Citar

BORGES DA MOTA JUNIOR, R. Feminicídio: dados sobre a violência de gênero e possibilidades de intervenção didática no ensino de sociologia. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 5, n. 34, p. c28530, 2022. DOI: 10.21680/1982-1662.2022v5n34ID28530. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/28530. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS