Feminicídio: dados sobre a violência de gênero e possibilidades de intervenção didática no ensino de sociologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2022v5n34ID28530

Abstract

The present research seeks to present femicide and its interfaces within sociological interventions. Thus, the general objective of the study was to investigate gender violence based on sociological characteristics and its possibilities of didactic intervention in the Teaching of Sociology in High School of Basic Education in Brazil. To this end, bibliographic and documentary research was developed through the collection of the indicator of "New Cases of Femicide Knowledge" published on the National Judiciary Policy Monitoring website for Combating Violence against Women, of the National Council of Justice (CNJ). As a result, it is evident that the new cases of knowledge of femicide between 2016 and 2020 showed regional variations that point to aspects related to these data, as well as the significant increase in the death of Brazilian women victims of hatred and aversion to the mere fact of being a woman. . It is concluded that an effective didactic intervention in Sociology teaching, based on these data, can sensitize high school students to a more critical stance.

Keywords: Femicide. indicators. Gender violence. Teaching Sociology.

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Author Biography

Raimundo Borges da Mota Junior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

Pós-Graduado Stricto Sensu (Mestrado) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, da Universidade Estadual de Feira de Santana (PROGEL-UEFS-2021). Pós-Graduando Lato Sensu (Especialização) em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-Graduando Lato Sensu em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Pós-Graduando Lato Sensu em Filosofia (UEFS). Pós-Graduando Lato Sensu em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pós-Graduando Lato Sensu em Informática Aplicada à Educação pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Pós-Graduando Lato Sensu dos cursos de: Educação em Direitos Humanos e Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Pós-Graduando Lato Sensu em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Pós-Graduando Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Pós-Graduando Lato Sensu em Educação em Tecnologia Digital Aplicada à Saúde pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Bacharel em Serviço Social (2014) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Bacharel em Teologia (2014) e Licenciado em História (2015), ambos pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Licenciado em Pedagogia (2020) pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente cursa o Bacharelado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Américas (CAM), a Licenciatura em Letras Vernáculas - Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (UEFS) e a Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional (2014) pela Universidade Candido Mendes (UCAM); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos (UNOPAR-2015); Pós-Graduação Lato Sensu em História do Brasil (2015) e em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (UCAM-2016); Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Geografia e História (2017) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes (2019) pela Faculdade Futura (ICETEC); Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (2019) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero e Sexualidade na Educação (2020) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (2020) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência como Professor na Educação Pública Estadual da Bahia lecionando as disciplinas: Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Filosofia, Literatura e Sociologia no Ensino Médio, lecionando também nas modalidades: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Campo. Possui prática na elaboração de textos informativos e descritivos. Jornalista Profissional - Registro SRTE/BA: 0005201/BA. Integrou a Comissão Organizadora da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana conforme a Resolução nº 14/2015 do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres (CMDDM) de Feira de Santana-BA. Essa Conferência teve como tema: "Mais direitos, participação e poder para as Mulheres" e foi realizada nos dias 16 e 17 de setembro de 2015. Coordenou a Comissão Organizadora da XVII Semana de Letras (SEMALET) da (UEFS), que teve como tema: "Penso, logo incomodo: tecendo as letras nas malhas do refletir". Idealizador, Produtor e Apresentador do Podcast semanal: "Leituras Políticas", o qual aborda temas dos mais variados contextos e cenários políticos - disponível em: https://anchor.fm/leituraspoliticas 

Published

15-08-2022

How to Cite

BORGES DA MOTA JUNIOR, R. Feminicídio: dados sobre a violência de gênero e possibilidades de intervenção didática no ensino de sociologia. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 5, n. 34, p. c28530, 2022. DOI: 10.21680/1982-1662.2022v5n34ID28530. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/28530. Acesso em: 27 jul. 2024.