Avaliação pelos pares

A Revista Inter-Legere adota o sistema de revisão pelos pares (peer-review): conta com um corpo de avaliadores com titulação mínima doutorado em ciências sociais e outras que contemplam áreas de abrangência do periódico. Os avaliadores são professores ou pesquisadores com experiência comprovada na área de sociologia e vinculados institucionalmente a outras instituições de ensino e pesquisa. São convidados indicados pelo Conselho Editorial da revista e/ou por seu editor.

O processo de avaliação dos trabalhos submetidos é todo feito pelo sistema eletrônico da revista, excetuando os artigos dos dossiês temáticos, os quais não passam necessariamente por avaliação às cegas, e submetidos à revista fora de seu sistema eletrônico, através de organizadores convidados pelo editor. Os organizadores dos dossiês devem possuir titulação mínima de doutorado e exercerem a docência em instituições de ensino superior, preferencialmente também na pós-graduação.

São responsáveis por garantir que os trabalhos do dossiê estejam de acordo com a política de submissão e editorial da revista, avaliando os trabalhos submetidos quando de sua chegada e mediando o contato com os autores durante os processos de revisão (ABNT e ortográfica), quando os revisores enviam os trabalhos com comentários para serem observados pelos autores antes da diagramação. Ao editor-chefe, auxiliado por sua equipe, cabe o trabalho de receber os trabalhos submetidos, observar se estão conforme as normas de submissão e política editorial da revista e encaminhar aos avaliadores observando a compatibilidade de áreas do trabalho e dos avaliadores potenciais. Quando o trabalho é avaliado, o editor-chefe observa as recomendações e reencaminha, ou para nova rodada de avaliação (quando há empate) ou para revisões (de ortografia e ABNT).

Todo este trâmite acontece dentro do sistema eletrônico, de modo que os autores que submeteram trabalho à revista tem como consultar o andamento do processo pelo sistema eletrônico. A Equipe Editorial da revista é composta por doutores (as), doutorandos(as) e mestrandos(as) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e externos que auxiliam no trabalho de editoração eletrônica, tradução e revisão (de títulos, resumos e palavras-chaves) em várias línguas, leituras de prova, diagramação, normalização e outras, segunda a necessidade da revista e a disponibilidade dos alunos.

Adicionalmente a revista conta com um estudante de graduação, bolsista de apoio técnico, que realiza atividades de secretaria para a revista e outras de apoio à editoração. Nem o editor nem os membros de sua equipe atuam como avaliadores dos trabalhos submetidos, exceto nos casos de trabalhos para a Seção Resenhas, onde uma das avaliações é feita pelo editor da seção ou pelo editor, e para a Seção Dossiê, no caso de necessidade expressa do organizador, quando o editor-chefe auxilia na avaliação dos artigos submetidos.  O editor da Seção Resenhas deve estar cursando doutorado e ser professor universitário.