Foco e Escopo

A Revista Inter-Legere (ISSN 1982-1662) nasceu em 2007 como uma iniciativa de discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS UFRN). A intenção inicial era criar um periódico acadêmico semestral que tornasse possível a reunião e publicização da produção discente do PPGCS UFRN e de outros programas de pós-graduação da área de ciências sociais (sociologia, ciência política e antropologia) do Brasil. Em 2015, porém, a Inter-Legere teve seu status institucional alterado e passou a ser também um periódico acadêmico de publicação docente de pesquisadores/as do PPGCS UFRN, recebendo a submissão de manuscritos e possível publicação após aprovação no sistema duplo cego de avaliação por pares.

Em continuidade ao processo de crescente profissionalização do trabalho de editoração científica, no segundo semestre de 2018, a Inter-Legere passou mais uma vez por inovações de sua gestão editorial e adotou com maior rigor os critérios e recomendações de avaliação do Qualis CAPES para os periódicos das áreas de Ciências Sociais, Sociologia e Ciência Política, visando a ampliação de sua visibilidade e possibilidade de indexação em bases de dados nacionais e internacionais. Inovação da gestão editorial finalmente concretizada ainda em 2018 com um novo projeto gráfico na RIL e modernas práticas de editoriação científica, o que resultou no reconhecimento institucional como periódico acadêmico destaque no primeiro semestre de 2019 pelo Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN. Além de ter o registro International Standard Serial Number (ISSN), a Revista Inter-Legere também passou a ter o Identificador de Objeto Digital (DOI) a partir de 2019.

Sobre as inovações da política editorial, destacamos a incorporação de novos quadros de especialistas qualificados para compor a lista de avaliadores cadastrados; a otimização do fluxo editorial de modo a garantir a periodicidade da RIL; a exigência de ORCID do corpo editorial, dos/as avaliadores/as e autores/as; criação de contas e divulgação contínua de conteúdo em redes sociais diversas (Facebook, Instagran e Twitter); diversidade de origens dos trabalhos publicados; e a publicação de artigos em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês), como parte da política de internacionalização da Revista Inter-Legere.

Com efeito, a Revista Inter-Legere é atualmente uma publicação de periodicidade quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS - UFRN). E tem por objetivo compartilhar a produção acadêmica nacional e internacional nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Antropologia; e possibilitar um diálogo entre pesquisadores/as e entre instituições científicas a partir da publicidade de pesquisas acadêmicas, com foco exclusivo na publicação de trabalhos inéditos em línguas portuguesa e estrangeiras (inglês, francês e espanhol). Seu público-alvo inclui pesquisadores/as da grande área de ciências humanas com ênfase nas áreas especializadas de sociologia e política.