LUDICIDADE COMO PRINCÍPIO ACADÊMICO

A CONVERSA COMO JOGO NO II CIPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212

Resumo

Trata-se de apresentação dos textos do dossiê como resultado de parte do trabalho desenvolvido no decorrer do II Colóquio Internacional Poéticas do Aprender (CIPA), que aconteceu de 8 a 12 de novembro de 2021, e que discutiu as (im)possibilidades do teatro na escola em tempos de pandemia. Promovido pelo Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o evento foi realizado pelo Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender, com o apoio do Centro de Educação e do Departamento de Artes da UFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karyne Dias COUTINHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordena o Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (CNPq-UFRN), vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Investigativas da Cena: Poéticas, Estéticas e Pedagogias. Seus interesses atuais de investigação referem-se às relações entre artes cênicas e educação.

Jefferson Fernandes ALVES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Pedagogia com mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Educação (UFRN). Pós-Doutorado com um estudo sobre teatro e audiodescrição (UECE). Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Professor do Estágio Supervisionado de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Educação Especial e Artes Cênicas da UFRN. Coordenou o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância/UFRN (2013-2022) e assumiu a direção do Centro de Educação da UFRN (2019-2023). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes do Centro de Educação/UFRN. É membro da Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural (RIACULT). Colaborador da Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e organizador e e membro da comissão científica do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. Como artista, é membro (e encenador) do Grupo Estandarte de Teatro - Natal/RN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no Teatro, nos seguintes temas: Acessibilidade Cultural, Teatro e Sensorialidade, Teatro e Audiodescrição.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

COUTINHO, K. D.; ALVES, J. F. LUDICIDADE COMO PRINCÍPIO ACADÊMICO: A CONVERSA COMO JOGO NO II CIPA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 04–09, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34212. Acesso em: 24 mar. 2025.