PLAYFULNESS AS AN ACADEMIC PRINCIPLE

CONVERSATION AS A GAME AT II CIPA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212

Abstract

This is a presentation of the texts in the dossier as a result of part of the work developed during the II International Colloquium Poetics of Learning (CIPA), which took place from November 8 to 12, 2021, and which discussed the (im)possibilities of theater at school in times of pandemic. Promoted by the Theater Degree Course at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), the event was held by the Poetics of Learning Studies Collective, with the support of the Education Center and the UFRN Arts Department.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karyne Dias COUTINHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordena o Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (CNPq-UFRN), vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Investigativas da Cena: Poéticas, Estéticas e Pedagogias. Seus interesses atuais de investigação referem-se às relações entre artes cênicas e educação.

Jefferson Fernandes ALVES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Pedagogia com mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Educação (UFRN). Pós-Doutorado com um estudo sobre teatro e audiodescrição (UECE). Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Professor do Estágio Supervisionado de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Educação Especial e Artes Cênicas da UFRN. Coordenou o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância/UFRN (2013-2022) e assumiu a direção do Centro de Educação da UFRN (2019-2023). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes do Centro de Educação/UFRN. É membro da Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural (RIACULT). Colaborador da Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e organizador e e membro da comissão científica do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. Como artista, é membro (e encenador) do Grupo Estandarte de Teatro - Natal/RN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no Teatro, nos seguintes temas: Acessibilidade Cultural, Teatro e Sensorialidade, Teatro e Audiodescrição.

Published

13-10-2023

How to Cite

COUTINHO, Karyne Dias; ALVES, Jefferson Fernandes. PLAYFULNESS AS AN ACADEMIC PRINCIPLE: CONVERSATION AS A GAME AT II CIPA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 04–09, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34212. Acesso em: 8 dec. 2025.