LUDICIDADE COMO PRINCÍPIO ACADÊMICO

A CONVERSA COMO JOGO NO II CIPA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212

Resumen

Esta es una presentación de los textos del dossier como resultado de parte del trabajo desarrollado durante el II Coloquio Internacional Poéticas del Aprendizaje (CIPA), que tuvo lugar del 8 al 12 de noviembre de 2021, y que discutió las (im)posibilidades del teatro en la escuela en tiempos de pandemia. Promovido por el Curso de Licenciatura en Teatro de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN), el evento fue realizado por el Colectivo de Estudios Poéticas del Aprendizaje, con el apoyo del Centro de Educación y del Departamento de Artes de la UFRN.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karyne Dias COUTINHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordena o Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (CNPq-UFRN), vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Investigativas da Cena: Poéticas, Estéticas e Pedagogias. Seus interesses atuais de investigação referem-se às relações entre artes cênicas e educação.

Jefferson Fernandes ALVES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Pedagogia com mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Educação (UFRN). Pós-Doutorado com um estudo sobre teatro e audiodescrição (UECE). Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Professor do Estágio Supervisionado de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Educação Especial e Artes Cênicas da UFRN. Coordenou o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância/UFRN (2013-2022) e assumiu a direção do Centro de Educação da UFRN (2019-2023). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes do Centro de Educação/UFRN. É membro da Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural (RIACULT). Colaborador da Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e organizador e e membro da comissão científica do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. Como artista, é membro (e encenador) do Grupo Estandarte de Teatro - Natal/RN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no Teatro, nos seguintes temas: Acessibilidade Cultural, Teatro e Sensorialidade, Teatro e Audiodescrição.

Publicado

13-10-2023

Cómo citar

COUTINHO, Karyne Dias; ALVES, Jefferson Fernandes. LUDICIDADE COMO PRINCÍPIO ACADÊMICO: A CONVERSA COMO JOGO NO II CIPA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 04–09, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34212. Acesso em: 25 dic. 2025.