LUDICIDADE COMO PRINCÍPIO ACADÊMICO

A CONVERSA COMO JOGO NO II CIPA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212

Résumé

Il s'agit d'une présentation des textes du dossier résultant d'une partie du travail développé lors du IIe Colloque International Poétique de l'Apprentissage (CIPA), qui s'est déroulé du 8 au 12 novembre 2021, et qui a abordé les (im)possibilités du théâtre à l'école en temps de pandémie. Promu par le cours de licence de théâtre de l'Université fédérale du Rio Grande do Norte (UFRN), l'événement a été organisé par le collectif d'études Poétique de l'apprentissage, avec le soutien du Centre pour l'éducation et du Département des arts de l'UFRN.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Karyne Dias COUTINHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Coordena o Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (CNPq-UFRN), vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Investigativas da Cena: Poéticas, Estéticas e Pedagogias. Seus interesses atuais de investigação referem-se às relações entre artes cênicas e educação.

Jefferson Fernandes ALVES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Pedagogia com mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Educação (UFRN). Pós-Doutorado com um estudo sobre teatro e audiodescrição (UECE). Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Professor do Estágio Supervisionado de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN. É membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, em Educação Especial e Artes Cênicas da UFRN. Coordenou o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância/UFRN (2013-2022) e assumiu a direção do Centro de Educação da UFRN (2019-2023). Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Artes do Centro de Educação/UFRN. É membro da Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural (RIACULT). Colaborador da Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e organizador e e membro da comissão científica do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural. Como artista, é membro (e encenador) do Grupo Estandarte de Teatro - Natal/RN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no Teatro, nos seguintes temas: Acessibilidade Cultural, Teatro e Sensorialidade, Teatro e Audiodescrição.

Téléchargements

Publié-e

13-10-2023

Comment citer

COUTINHO, Karyne Dias; ALVES, Jefferson Fernandes. LUDICIDADE COMO PRINCÍPIO ACADÊMICO: A CONVERSA COMO JOGO NO II CIPA. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 04–09, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34212. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34212. Acesso em: 10 déc. 2025.