ESCREVIVÊNCIAS NOS GRUPOS DE CONVERSA DO II COLÓQUIO INTERNACIONAL POÉTICAS DO APRENDER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34285

Resumo

O artigo relata e discute experiências vividas no II Colóquio Internacional Poéticas do Aprender (II CIPA), na perspectiva dos coordenadores dos Grupos de Conversa 1 e 5, versando sobre os modos como foram afetados diante da inventividade e transcurso do evento. Para isso, recorre a uma escrita ensaística, apostando em potências de escrevivências, que apresentam provocações em torno do caráter lúdico do Colóquio e do estado de presença que se instaurou a partir do jogo. Afirma-se aqui o II CIPA como um importante evento acadêmico na área das artes cênicas, que incorporou em suas ações as poéticas do teatro para aproximar-se da vida, e estabelecer conexões com o presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Priscilla Castro Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN)

É professora do Núcleo de Educação da Infância - NEI/CAp - UFRN. Possui Graduação em Pedagogia (2008) e Mestrado em Educação (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, sob a orientação da professora Dra. Karyne Dias Coutinho. É pesquisadora do Coletivo de Estudos Poéticas do Aprender (PPGED/PPGARC-UFRN) e do Grupo de Pesquisa Arte e Infância (NEI/CAp-UFRN). Atualmente, interessa-se por pesquisas cartográficas entre artes, filosofia e educação das infâncias.

Thulho Cezar Santos de Siqueira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ed. Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Atualmente é professor do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus Natal Zona Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogias do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Teatro, Teatro Ritual, Educação e Educação sensível.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

SILVA CASTRO, D.; CASTRO RAMALHO, I. P.; SANTOS DE SIQUEIRA, T. C. ESCREVIVÊNCIAS NOS GRUPOS DE CONVERSA DO II COLÓQUIO INTERNACIONAL POÉTICAS DO APRENDER. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 108–121, 2023. DOI: 10.21680/2595-4024.2023v6n1ID34285. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/34285. Acesso em: 24 fev. 2024.