AS DANÇAS-CANCÕES NYANEKA NA PREPARAÇÃO CORPÓREO-VOCAL DO ATOR ANGOLANO

Auteurs-es

  • NELSON SAMPAIO MÁQUINA Universidade de Luanda
  • Robson Carlos Haderchpek UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte / ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas https://orcid.org/0000-0002-4905-6449

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36475

Résumé

O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado Dança-canção: As canções ritualísticas nyaneka nas recriações do Bimphadi defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica da UFRN. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos atores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo Grupo Bimphadi, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados na preparação corpóreo-vocal do ator angolano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

NELSON SAMPAIO MÁQUINA, Universidade de Luanda

Filho de Chiangalala Maquina e de Faeima Serafim. Ator, pesquisador e fundador do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena sediado em Angola (África). Licenciado em Teatro pelo Instituto Superior de Artes, atualmente Faculdade de Artes da Universidade de Luanda. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN.

Robson Carlos Haderchpek, UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte / ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas

Bacharel em Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É ator, diretor, pesquisador e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador do Projeto de Pesquisa “Poéticas Decoloniais nas Artes da Cena: Identidade e Performatividade”. Foi presidente da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Gestão 2017- 2018) e é co-fundador do GT Mito, Imagem e Cena da ABRACE. É membro do Grupo de Pesquisa CIRANDAR, do Grupo POÉTICAS DO APRENDER e do Grupo ÍMAN, e diretor do Arkhétypos Grupo de Teatro. Fez o seu primeiro Pós-Doutorado na Universität für Musik und Darstellende Kunst Wien - Áustria (2014/2015) e o seu segundo Pós-Doutorado na UFBA (2020/2021). É Bolsista Produtividade do CNPq.

Téléchargements

Publié-e

02-11-2024

Comment citer

MÁQUINA, N. S.; HADERCHPEK, R. C. AS DANÇAS-CANCÕES NYANEKA NA PREPARAÇÃO CORPÓREO-VOCAL DO ATOR ANGOLANO. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 235–255, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36475. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36475. Acesso em: 3 déc. 2024.