AS DANÇAS-CANCÕES NYANEKA NA PREPARAÇÃO CORPÓREO-VOCAL DO ATOR ANGOLANO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36475Resumo
O presente artigo é resultado da pesquisa de mestrado Dança-canção: As canções ritualísticas nyaneka nas recriações do Bimphadi defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica da UFRN. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propusemos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos atores angolanos pelo colonizador, e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. A partir da pesquisa prática desenvolvida pelo Grupo Bimphadi, constatamos que as danças-canções, decorrentes das manifestações culturais nyanekas, trazem em si elementos espetaculares que podem ser ressignicados na preparação corpóreo-vocal do ator angolano.
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Copyright (c) 2024 NELSON SAMPAIO MÁQUINA, Robson Carlos Haderchpek
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