RECONFIGURANDO A FORMAÇÃO DOCENTE EM INGLÊS COM HISTÓRIAS MARAGUÁS: UM RELATO DO CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE X
Abstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância de incorporar epistemologias indígenas ao ensino de língua inglesa no contexto brasileiro, com o intuito de problematizar a persistência de lógicas coloniais na produção e circulação do saber. Para tanto, propõe-se a construção de práticas pedagógicas críticas, sensíveis à diversidade cultural e historicamente situadas. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e documental, com a análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e das ementas de uma licenciatura em Letras-Inglês, complementada pela descrição de uma experiência pedagógica desenvolvida a partir da adaptação do jogo digital Kawã na Terra dos Indígenas Maraguá como material didático para o ensino de inglês. Os resultados indicam a limitada presença de conteúdos relacionados aos povos indígenas nos componentes curriculares obrigatórios, com apenas duas disciplinas mencionando a literatura indígena. No entanto, a experiência prática evidenciou a possibilidade de articulação entre saberes indígenas e ensino de línguas, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura docente crítica e comprometida com a valorização de outras formas de conhecimento. Conclui-se que é necessário institucionalizar, na formação de professores, espaços que favoreçam o enfrentamento de abordagens eurocentradas e a construção de uma educação linguística mais plural, reflexiva e socialmente engajada.
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