“A MENINA DO LUGAR - CAFURNA”: METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DE LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS
Abstract
O artigo em questão visa apresentar o processo metodológico de criação do livro intitulado “A menina do lugar: Cafurna”. O livro, resultante de um projeto extensionista realizado entre os anos de 2023 e 2024, foi desenvolvido por docentes e discentes do Curso de Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O projeto em questão teve como objetivo contribuir com a disseminação da história e da cultura de lugares alagoanos através da criação de livros ilustrados que valorizam o Patrimônio Cultural por meio de ações educativas realizadas na Escola Estadual Mata da Cafurna, povoado indígena do município de Palmeira dos Índios, Alagoas. A metodologia empregada, interativa e participativa, foi embasada na Teoria das Representações Sociais, previu visitas técnicas ao povoado indígena com o objetivo de promover um momento de escuta de relatos locais e atividades educativas com as crianças da escola contemplada pelo projeto, a fim de construir e apreender os referenciais histórico culturais locais sob o ponto de vista infantil, além da identificação de elementos visuais do lugar, que agregam notoriedade ao desenvolvimento do projeto. Constatou-se que a metodologia utilizada foi eficiente e que a ação tem um potencial multiplicador à medida em que possibilita sua replicação em outros locais. Constatou-se também que a democratização da educação é fundamental para a formação de sujeitos multiplicadores que entendem a importância de salvaguardar o Patrimônio Cultural existente em cada lugar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Tharcila Leão, Juliana Aguiar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)