“A MENINA DO LUGAR - CAFURNA”: METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DE LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS
Resumo
O artigo em questão visa apresentar o processo metodológico de criação do livro intitulado “A menina do lugar: Cafurna”. O livro, resultante de um projeto extensionista realizado entre os anos de 2023 e 2024, foi desenvolvido por docentes e discentes do Curso de Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O projeto em questão teve como objetivo contribuir com a disseminação da história e da cultura de lugares alagoanos através da criação de livros ilustrados que valorizam o Patrimônio Cultural por meio de ações educativas realizadas na Escola Estadual Mata da Cafurna, povoado indígena do município de Palmeira dos Índios, Alagoas. A metodologia empregada, interativa e participativa, foi embasada na Teoria das Representações Sociais, previu visitas técnicas ao povoado indígena com o objetivo de promover um momento de escuta de relatos locais e atividades educativas com as crianças da escola contemplada pelo projeto, a fim de construir e apreender os referenciais histórico culturais locais sob o ponto de vista infantil, além da identificação de elementos visuais do lugar, que agregam notoriedade ao desenvolvimento do projeto. Constatou-se que a metodologia utilizada foi eficiente e que a ação tem um potencial multiplicador à medida em que possibilita sua replicação em outros locais. Constatou-se também que a democratização da educação é fundamental para a formação de sujeitos multiplicadores que entendem a importância de salvaguardar o Patrimônio Cultural existente em cada lugar.
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