A PRESENÇA E A “AUSÊNCIA” DE POVOS INDÍGENAS NO TEMPO-ESPAÇO DO VALE DO JAGUARIBE
Abstract
Discute-se a construção histórica do discurso de "ausência" dos povos indígenas no Vale do Jaguaribe, no Ceará, de modo a evidenciar como essa narrativa de desaparecimento foi uma estratégia colonial e pós-colonial para negar a presença indígena e expropriar seus territórios. A partir de uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise bibliográfica e na observação de práticas culturais contemporâneas, o estudo revela que, apesar das violências, dos deslocamentos forçados e da suposta extinção declarada por documentos oficiais no século XIX, os vestígios indígenas permanecem vivos no cotidiano, nas territorialidades e nos saberes tradicionais da região. O artesanato com a palha da carnaúba, em especial, se destaca como um legado ancestral que conecta o passado e o presente, preservando a memória indígena, mesmo que, muitas vezes, os sujeitos que dão continuidade a essas práticas não se reconheçam como indígenas. O estudo contribui para a desconstrução do discurso da ausência e para o fortalecimento das narrativas que reafirmam a presença indígena no Vale do Jaguaribe.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Geovana Mendes Barros, Leandro Vieira Cavalcante

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)