A PRESENÇA E A “AUSÊNCIA” DE POVOS INDÍGENAS NO TEMPO-ESPAÇO DO VALE DO JAGUARIBE
Resumen
Discute-se a construção histórica do discurso de "ausência" dos povos indígenas no Vale do Jaguaribe, no Ceará, de modo a evidenciar como essa narrativa de desaparecimento foi uma estratégia colonial e pós-colonial para negar a presença indígena e expropriar seus territórios. A partir de uma abordagem qualitativa, com ênfase na análise bibliográfica e na observação de práticas culturais contemporâneas, o estudo revela que, apesar das violências, dos deslocamentos forçados e da suposta extinção declarada por documentos oficiais no século XIX, os vestígios indígenas permanecem vivos no cotidiano, nas territorialidades e nos saberes tradicionais da região. O artesanato com a palha da carnaúba, em especial, se destaca como um legado ancestral que conecta o passado e o presente, preservando a memória indígena, mesmo que, muitas vezes, os sujeitos que dão continuidade a essas práticas não se reconheçam como indígenas. O estudo contribui para a desconstrução do discurso da ausência e para o fortalecimento das narrativas que reafirmam a presença indígena no Vale do Jaguaribe.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Geovana Mendes Barros, Leandro Vieira Cavalcante

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)