A CIDADE DOS POETAS POPULARES E MIGRANTES: O NORDESTE COMO PALCO E FONTE PARA PRODUÇÃO DA LITERATURA DE FOLHETOS
Resumen
Esta pesquisa traz reflexões sobre um corpus de folhetos, selecionado de um universo amplo de obras que compõem os acervos Átila de Almeida, e o acervo digital da Fundação Casa de Rui Barbosa, tendo como campo temático os movimentos migratórios do Nordeste e a publicação de folhetos nos grandes centros urbanos. Em virtude de tratar-se de uma fonte constituidora de certo modelo de tradição regional, analisamos historicamente o lugar de pertencimento desta prática literária e de seus produtores. Os folhetos selecionados nos possibilitaram observar: a origem de uma literatura popular brasileira articulada com os movimentos migratórios, fenômeno impulsionado pela industrialização no sudoeste do país em meados do século XX; assim como, um conjunto de produções literárias que articulam os movimentos migratórios e o cotidiano do trabalhador nordestino nas cidades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.