A CIDADE DOS POETAS POPULARES E MIGRANTES: O NORDESTE COMO PALCO E FONTE PARA PRODUÇÃO DA LITERATURA DE FOLHETOS

Autores

  • Lucas Santos Ribeiro Leite
  • Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira

Resumo

Esta pesquisa traz reflexões sobre um corpus de folhetos, selecionado de um universo amplo de obras que compõem os acervos Átila de Almeida, e o acervo digital da Fundação Casa de Rui Barbosa, tendo como campo temático os movimentos migratórios do Nordeste e a publicação de folhetos nos grandes centros urbanos. Em virtude de tratar-se de uma fonte constituidora de certo modelo de tradição regional, analisamos historicamente o lugar de pertencimento desta prática literária e de seus produtores. Os folhetos selecionados nos possibilitaram observar: a origem de uma literatura popular brasileira articulada com os movimentos migratórios, fenômeno impulsionado pela industrialização no sudoeste do país em meados do século XX; assim como, um conjunto de produções literárias que articulam os movimentos migratórios e o cotidiano do trabalhador nordestino nas cidades.

Downloads

Biografia do Autor

Lucas Santos Ribeiro Leite

1Mestrando do Programa de Pós Graduação em História – PPGH – Universidade Federal de Campina Grande – UFCG – Campina Grande – PB – Brasil. 

Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira

Doutor em História Social pela USP. Pós-doutorando junto ao PPGH/UFCG.

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

RIBEIRO LEITE, L. S. .; PONCE LEON DE OLIVEIRA, G. R. . A CIDADE DOS POETAS POPULARES E MIGRANTES: O NORDESTE COMO PALCO E FONTE PARA PRODUÇÃO DA LITERATURA DE FOLHETOS. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 23, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34817. Acesso em: 9 jan. 2025.