Relação entre ficção e história: uma leitura de Mad Maria, de Márcio Souza

Autores

  • Jeciane de Paula Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Olga Maria Castrillon-Mendes Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11999

Palavras-chave:

Márcio Souza, Mad Maria, Novo romance histórico, América Latina.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo ler e discutir o romance Mad Maria, de Márcio Souza, com a finalidade de observar o diálogo entre ficção e história presente no romance. Com base na hipótese de que esta obra é concebida como novo romance histórico, conforme os traços apresentados por Fernando Aínsa (1991) e por Seymour Menton (1993), este trabalho focaliza uma análise que diferencia Mad Maria dos romances históricos de matriz scottiana, revelando-o como uma obra cuja configuração se pauta em uma releitura crítica de um episódio histórico, pois o autor não intenciona nenhum compromisso com a história oficial, mas a possibilidade de promover reflexão sobre os fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeciane de Paula Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutoranda em Estudos Literários (PPGEL), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. Mestra em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Educacional da Lapa. Graduada em Letras pelo Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena. Bolsista – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Olga Maria Castrillon-Mendes, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

26-08-2017

Como Citar

OLIVEIRA, J. de P.; CASTRILLON-MENDES, O. M. Relação entre ficção e história: uma leitura de Mad Maria, de Márcio Souza. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 95 – 112, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11999. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11999. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos