A repetição na linguagem de MM: uma discussão à luz da Neurolinguística Discursiva

  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Mariza dos Anjos Lacerda Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Neurolinguística Discursiva. Repetição. Palilalia.

Resumo


Neste artigo, apresentamos resultados a respeito da repetição na linguagem oral do sujeito MM que apresenta a palilalia como alteração linguística. Descrevemos e analisamos a repetição na fala desse sujeito. Para tanto, utilizamos os estudos da Neurolinguística Discursiva (ND) aliados aos estudos referentes à repetição presentes na Linguística. Os resultados apontam que as repetições estão além de um monitoramento da linguagem oral estabelecendo um planejamento visto e que se apresentam como uma forma de manutenção de MM na interação por meio de atividades epilinguísitcas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas; professora titular de Linguística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb; professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB; pesquisadorado Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (CNPq/Uesb) e Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (CNPq/Uesb). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística e Análise Linguística. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem, afasia, memória e atenção.
Mariza dos Anjos Lacerda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Graduada em Letras pela UESB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), UESB.
Publicado
16-09-2017
Como Citar
SAMPAIO, N. F. S.; LACERDA, M. DOS A. A repetição na linguagem de MM: uma discussão à luz da Neurolinguística Discursiva. Revista Odisseia, v. 2, n. 2, p. p. 113 - 132, 16 set. 2017.
Seção
Artigos