O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370Palavras-chave:
Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-05-2018
Como Citar
CARVALHAES, W. L. O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva. Revista Odisseia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. p. 132 – 150, 2018. DOI: 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0