O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370Palavras-chave:
Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.Downloads
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Publicado
01-05-2018
Como Citar
CARVALHAES, W. L. O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva. Revista Odisseia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. p. 132 – 150, 2018. DOI: 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370. Acesso em: 10 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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