O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva

Autores

  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Letras e Linguística (2016) pela Universidade Federal e Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, é professor do quadro permanente da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas, atuando na área de língua portuguesa e linguística. Também leciona língua portuguesa na educação básica e dedica-se a pesquisas sobre o modo como se dá a leitura, compreensão e interpretação de textos, tomando como corpus o livro didático de português, à luz dos construtos teóricos derivados dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, também, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo. 

Downloads

Publicado

01-05-2018

Como Citar

CARVALHAES, W. L. O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva. Revista Odisseia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. p. 132 – 150, 2018. DOI: 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos