O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva

Auteurs-es

  • Wesley Luis Carvalhaes Universidade Estadual de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370

Mots-clés :

Análise do Discurso. Livro didático de português. Manual do professor. Foucault.

Résumé

A presente pesquisa objetiva analisar o manual do professor de um livro didático de português (LDP) destinado ao trabalho com língua portuguesa no 9º ano do ensino fundamental. Para a análise, o estudo baseia-se em contribuições teóricas dos estudos do discurso, por meio da apropriação de noções teóricas de Foucault (2010, 2012a, 2012b). A pesquisa apoia-se também em estudos sobre discurso e educação como os desenvolvidos por Popkewitz (1995), Veiga-Neto (2003) e Paniago (2005). Como principais conclusões, pode-se afirmar: a) que o manual do professor nos LDP configura-se como um espaço no qual se travam relações de poder que tomam o professor como alguém que precisa ser apoiado e conduzido em sua ação pedagógica; b) que o manual do professor, no LDP analisado, é construído com base no que prescrevem documentos oficiais sobre a elaboração de obras didáticas; nesse sentido, inscreve-se em uma ordem do discurso sobre o livro didático, caracterizada pelo controle do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, conforme Rangel (2015), tem cristalizado um modelo de produção do LDP.

Téléchargements

Biographie de l'auteur-e

Wesley Luis Carvalhaes, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Letras e Linguística (2016) pela Universidade Federal e Goiás, é Mestre em Letras e Linguística (2009) pela mesma instituição, onde também cursou a graduação em Letras-Português (2005). É graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Atualmente, é professor do quadro permanente da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas, atuando na área de língua portuguesa e linguística. Também leciona língua portuguesa na educação básica e dedica-se a pesquisas sobre o modo como se dá a leitura, compreensão e interpretação de textos, tomando como corpus o livro didático de português, à luz dos construtos teóricos derivados dos estudos do texto e do discurso. Interessa-se, também, por pesquisas que discutem a interface filosofia-linguística, notadamente aquelas ligadas à filosofia da linguagem e às teorias do signo. 

Publié-e

01-05-2018

Comment citer

CARVALHAES, W. L. O manual do professor de um livro didático de português: uma abordagem discursiva. Revue Odisseia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. p. 132 – 150, 2018. DOI: 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID13370. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13370. Acesso em: 17 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Articles