A ocorrência dos modalizadores epistêmicos, avaliativos e delimitadores no gênero discursivo contrato

índices de argumentatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18522

Palavras-chave:

Argumentação, Modalização, Gênero Contrato

Resumo

Este artigo objetiva analisar e descrever o funcionamento semântico-argumentativo dos modalizadores epistêmicos, avaliativos e delimitadores no gênero discursivo Contrato. A fundamentação teórica adotada tem base nos estudos sobre a Modalização Discursiva, apresentados por Castilho e Castilho (2002), Koch (2009), Nascimento e Silva (2012), entre outros, e na Teoria dos Gêneros Discursivos proposta por Bakhtin (2000 [1979]). O corpus é composto por 10 (dez) contratos, coletados em instituições e na rede mundial de computadores. Essa investigação é de natureza quali-quantitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados da investigação revelam que a argumentatividade se faz presente no gênero discursivo contrato, entre outras estratégias, pela presença dos modalizadores epistêmicos, avaliativos e delimitadores. Estes últimos apresentam um maior destaque, tanto em função da quantidade de ocorrências como em relação aos efeitos de sentido que provocam no gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Regina Gonçalves de Deus, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora efetiva do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus IV - Litoral Norte.

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires - Argentina. Atualmente é Vice-Diretor do CCAE (Centro de Cienecias Sociais Aplicadas) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFPB).

Downloads

Publicado

15-10-2019

Como Citar

GONÇALVES DE DEUS, K. R. .; PEREIRA DO NASCIMENTO, E. A ocorrência dos modalizadores epistêmicos, avaliativos e delimitadores no gênero discursivo contrato: índices de argumentatividade . Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 89 – 110, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18522. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18522. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos