Construções binominais quantitativas em perspectiva distintiva

uma análise colostrucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18659

Palavras-chave:

Gramática de Construções Baseada no Uso, Construções Binominais Quantitativas, Análise Colexêmica distintiva, Um monte de SN, Uma enxurrada de SN

Resumo

Este artigo investiga construções binominais quantitativas em uma perspectiva construcionista baseada no uso. Para isso, desenvolve, sobre os dados utilizados para a investigação, o método de análise colexêmica distintiva, um tipo de medida de associação entre lexema e construção, que compara duas ou mais construções alternantes. Nesse sentido, compreende-se que as construções envolvidas na análise apresentam certo grau de equivalência funcional, na medida em que expressam grande quantidade, porém apresentando diferenças sutis em termos de significado, explicitadas pelas preferências colocacionais de cada construção específica. O ponto central do artigo reside na reflexão sobre em que medida uma análise colostrucional de caráter distintivo pode contribuir para o entendimento mais profundo da organização do conhecimento linguístico do falante na forma de uma rede de construções inter-relacionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Sampaio Braga Alonso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Linguística pela UFRJ (2010) e pós-doutorado na área de Linguística na Universidade da Califórnia (Berkeley). É professora do Departamento de Linguística e Filologia da Faculdade de Letras da UFRJ e dos Programas de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ e PROFLETRAS – UFRJ.

Diego Leite de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras Português-Russo, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ.

Nuciene Caroline Amphilóphio Fumaux, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Linguística, Licenciada em Letras (Português e Literaturas) pela mesma instituição. É membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática UFRJ.

Downloads

Publicado

23-11-2019

Como Citar

SAMPAIO BRAGA ALONSO, K.; LEITE DE OLIVEIRA, D. .; AMPHILÓPHIO FUMAUX, N. C. . Construções binominais quantitativas em perspectiva distintiva : uma análise colostrucional. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. Esp., p. p. 173 – 193, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18659. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18659. Acesso em: 24 abr. 2024.