Os personagens na teoria de Bakhtin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18940

Palavras-chave:

Bakhtin, Narrativa, Estrutura narrativa, Figuras humanas, Texto, Diálogo, Dialogismo, Personagem, Psicológico, Psicologia, Freud

Resumo

Um foco em comum em muitas teorias modernas da literatura é a reavaliação da perspectiva tradicional do personagem em um texto narrativo. A posição que este artigo defende é que uma concepção revisada é necessária para um entendimento dos meios pelos quais o dialogismo se diz funcionar no discurso romanesco. Revisar a noção de dialogismo, no entanto, não envolve descartá-la por completo, como teorias recentes do assunto nos fariam descartar. Também não podemos simplesmente anulá-la em relação a todo conteúdo “psicológico” como sugerido por muitas propostas estruturalistas. Para manter o conceito de Bakhtin da noção de personagem, nós devemos entender o termo “psicológico” no contexto do seu livro sobre Freud. Ao combinar artificialmente as observações isoladas de Bakhtin sobre o personagem literário, chegamos à perspectiva que postula fontes vocais textualizadas no romance. Em tal esquema, uma máxima variabilidade e liberdade é proporcionada para cada fonte separadamente. No entanto, devemos usar o termo “separadamente” com extremo cuidado, pois, nos escritos de Bakhtin, todos aqueles seres que poderíamos considerar como entidades separadas estão, de fato, intrincadamente entrelaçados e inseparáveis. Considerar algo como absolutamente separado implica conhecer intimamente todos os seus limites e possibilidades. Esta é certamente uma capacidade que Bakhtin nos negaria quando se trata de figuras humanas em textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Anthony Wall , University of Calgary

Doutor em Língua francesa e literaturas pela Queen's University. Professor da Universidade de Calgary, Canadá, e membro do Grupo de Pesquisa APPLA & CO (Approches Pragmatiques en Philosophie du Langage et de la Communication) at the Université de la Sorbonne Nouvelle in Paris.

Jorge Witt Mendonça Junior (tradutor), Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e doutorando em Estudos da Linguagem, na área de Estudos em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

27-10-2019

Como Citar

WALL, A. .; WITT MENDONÇA JUNIOR , J. . Os personagens na teoria de Bakhtin. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 1 – 20, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18940. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18940. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução de artigos