Governo pós-impeachment na mídia

Palavras-chave: Pós-impeachment, Metáfora, Linguística Sistêmico-Funcional, Processos político-ideológicos

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa que, por meio de uma análise sistêmico-funcional, emprega todos os métodos e instrumentos que a abordagem oferece que podem revelar processos político-ideológicos do governo pós-impeachment. Para tanto, consideram-se as estruturas lexicogramaticais dentro de um enquadre de uma metáfora construída que não só permeia e domina todo o editorial, mas também forma a espinha dorsal da sua estrutura argumentativa. A pesquisa examina, nesse sentido, um editorial publicado no jornal Folha de S.Paulo sobre o início do governo Temer, pós-impeachment de Dilma Rousseff. O estudo conta com a proposta teórico-metodológica da Linguística Sistêmico-Funcional, bem como com a Teoria da Metáfora. Os resultados mostram as seguintes metáforas construídas com base nas escolhas ao longo do texto: o governo Temer como muralha, a muralha como sendo algo frágil e a muralha como algo destrutível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Saparas, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio de pós-doutorado na PUC-SP em 2017-2018. Atualmente é professor adjunto em Língua Inglesa e Linguística da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição.

Sumiko Ikeda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e lecionou na Universidade de Osaka, Japão. Professora titular em Linguística Aplicada da PUC-SP, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da mesma instituição.

Juciano Rocha Professor, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), orientado pelo prof. Dr. Marcelo Saparas (UFGD).

Publicado
23-11-2019
Como Citar
SAPARAS, M.; IKEDA, S.; ROCHA PROFESSOR, J. Governo pós-impeachment na mídia. Revista Odisseia, v. 4, n. 2, p. p. 150 - 170, 23 nov. 2019.
Seção
Artigos