Entre o Céu e o Inferno

Percepções do Brasil e dos Estados Unidos na Literatura Brazuca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5n1ID19799

Palavras-chave:

Brasileiros-Americanos, Cinema brasileiro, Imigração brasileira para os EUA, Literatura Brasileira, Brasilidade, Literatura Brazuca, Grupos étnicos, Latinos nos EUA, Minorias

Resumo

A emigração de brasileiros para os Estados Unidos tem aumentado consideravelmente nas últimas três décadas. Dessa forma, imigrantes Brasileiros passaram a usar a literatura, música e o cinema como uma forma de expressão de suas experiências. Após discutir rapidamente acerca da mudança do Brasil como uma terra de imigração para uma região de emigração, o presente ensaio introduz inúmeros aspectos da literatura Brazuca e analisa como a experiência americana tem criado mudanças de percepção sobre o Brasil e os Estados Unidos para esse novo grupo minoritário, que se torna uma característica do seu entre-lugar como imigrantes.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Medeiros de Oliveira (Tradutora), Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é aluna de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) na mesma universidade e bolsista CNPq. Desenvolve pesquisa na área de Literatura Comparada, com especial interesse no estudo de literatura norte-americana contemporânea de minorias. Também é participante do grupo de pesquisa Ensino de literatura estrangeira: perspectivas diversas (UFRN/CNPq).

 

 

Antonio Luciano de Andrade Tosta (Autor), University of Kansas

Associate Professor de Literatura e Cultura Brasileiras na University of Kansas (EUA). Graduado (licenciatura e bacharelado) em Língua Estrangeira (inglês) pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Literatura Comparada pela State University of New York at Buffalo (1999), mestrado em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Brown University (2002), mestrado em Literatura Comparada pela Brown University (2002) e doutorado em Literatura Comparada pela Brown University (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais e Literatura Comparada nas Américas, Europa (Portugal e Espanha) e África Lusófona, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira dos séculos XIX e XX, cinema brasileiro contemporâneo, literatura e cinema sobre brasileiros nos EUA, representações da cidade, identidade e etnicidade, estudos (trans)nacionais e pós-coloniais. É o autor de "Confluence Narratives: Ethnicity, History, and Nation Making in the Americas" (Bucknell University Press, 2016) e co-editor de "Brazil" (ABC/CLIO, 2015) e "Luso American Literature: Writings by Portuguese Speaking Authors in North America" (Rutgers University Press, 2011).

 

Downloads

Publicado

13-03-2020

Como Citar

MEDEIROS DE OLIVEIRA, N.; DE ANDRADE TOSTA, A. L. Entre o Céu e o Inferno: Percepções do Brasil e dos Estados Unidos na Literatura Brazuca. Revista Odisseia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 1 – 25, 2020. DOI: 10.21680/1983-2435.2020v5n1ID19799. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/19799. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tradução de artigos