O desejo do amanhã: resenha de "Controle", de Natalia Borges Polesso

Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea; romance; dinâmica pulsional; futuro; Natalia Borges Polesso.

Resumo


Objetivamos, neste texto, examinar a dinâmica pulsional - entre o Eros e o Tânatos - irradiada pela e forma e pela mensagem do romance Controle, de Natalia Borges Polesso. A partir das noções de pulsão de morte e de vida, relacionadas conflitivamente e sintetizadas pelo filósofo Rogério M. de Almeida (2007), buscamos compreender como a figuração da doença, de larga tradição na literatura, insula Maria Fernanda, personagem principal da narrativa. Com o desaparecimento do transtorno epiléptico da protagonista, no entanto, a narradora expõe-se ao contato vigoroso com a alteridade, vislumbrando o futuro que outrora, quando doente, podia ser imaginado via alucinação. Por meio de ideias Susan Sontag (1984), Paul Ricouer (2007), Sidarta Ribeiro (2019) e do mencionado Rogério M. de Almeida (2007), analisamos a complexa rede afetiva que leva a protagonista a estruturar o porvir mediante a pulsão de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Barbosa Rudge Furtado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; UNESP

Alcançou o título de Mestre em Estudos Literários na Unesp, no ano de 2017, com a dissertação Rememoração em Graciliano Ramos: do romance à autobiografia. Possuiu, e ainda possui, financiamento da Capes. Está cursando o doutorado na mesma instituição. Especialista em crítica da narrativa e teoria literária. Concentra-se no estudo da Literatura Brasileira, principalmente na prosa do decênio de 30, por meio de investigações da Crítica Dialética. É autor de artigos que versam sobre Graciliano Ramos e Jorge de Lima, principalmente. Publicou, ainda, trabalhos em anais de congressos. Participa de dois grupos de pesquisa: GEN (Grupo de Estudos da Narrativa) e Diálogos Literários e é, atualmente, professor substituto de "Críticas Literárias" no curso de Letras da Unesp de Araraquara.

Publicado
20-12-2020
Como Citar
FURTADO, P. B. R. O desejo do amanhã: resenha de "Controle", de Natalia Borges Polesso. Revista Odisseia, v. 5, n. Especial, p. 247-253, 20 dez. 2020.