Mídia-educação no currículo do ensino fundamental e interfaces com as tecnologias e os multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n2ID21988

Palavras-chave:

Mídia-educação; Currículo; Multiletramentos.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir a relevância da mídia-educação na interface com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a Pedagogia dos Multiletramentos, a partir de uma experiência com a implantação da área de mídia-educação no currículo de uma escola pública na cidade de São Paulo. Adotamos, para tal, princípios da mídia-educação e dos multiletramentos para analisar a produção de vídeos pelos alunos. Para tanto, discutiremos duas atividades produzidas por alunas do nono ano do Ensino Fundamental com o uso das tecnologias móveis e sua incorporação ao currículo escolar. Os resultados apontam que apenas considerar a presença da tecnologia na sala de aula não é suficiente, é necessária a adoção de abordagens relacionadas aos multiletramentos.

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Biografia do Autor

Alexandre Passos Bitencourt, PPG/Letras, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestre em Letras/ UNIFESP. Licenciado em Letras/ UNICASTELO. Professor efetivo da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. E-mail: alexandreletras@hotmail.com

Orlando Vian Jr., Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestre e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professor associado da Universidade Federal de São Paulo. Email: orlando.unifesp@gmail.com

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Publicado

24-08-2021

Como Citar

PASSOS BITENCOURT, A.; VIAN JR., O. Mídia-educação no currículo do ensino fundamental e interfaces com as tecnologias e os multiletramentos. Revista Odisseia, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 17–34, 2021. DOI: 10.21680/1983-2435.2021v6n2ID21988. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/21988. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos