Purilinguismo para o ensino fundamental brasileiro

Palavras-chave: Plurilinguismo. Ensino fundamental. Documentos oficiais.

Resumo


Refletir sobre o uso da linguagem e sobre a aula de língua estrangeira e seu relevante papel sociocultural nos faz pensar em possibilidades de ampliar o repertório linguístico e cultural do aluno. Consequentemente, chegamos ao estudo do plurilinguismo, a saber, a experiência pessoal e cultural, do indivíduo em diferentes línguas. Para tanto, pretende-se explorar os documentos oficiais que estão em uso no Brasil e trazer também documentos internacionais que estão – de certa forma e até certo grau – presentes nos estudos e na produção acadêmica do Brasil, e assim constatar a presença do plurilinguismo pedagógica e legislativamente no país. Para a elaboração deste artigo, far-se-á uma pesquisa de levantamento bibliográfico dos documentos oficiais para o ensino de línguas sobre o plurilinguismo voltado para a educação básica – mais especificamente o 3º e o 4º ciclo do ensino fundamental II – no que se diz respeito ao ensino de línguas. Este artigo buscou, no cenário educacional, o lugar do plurilinguismo e, deste modo, evidenciou sua consolidada presença e importância na atualidade para a formação do aluno, do professor, como também para sua prática em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Letras com Francês pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (2019) e em Letras Inglês pela Estácio de Sá (2020); Especialista em Língua Portuguesa (2008) e em Metodologia do Ensino do Francês como Língua Estrangeira (2019) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira - Portugal (2013). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino em Lauro de Freitas – Ba e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, atuando nos cursos Letras e Pedagogia. Tem estudos na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, Plurilinguismo, Práticas de Leitura e Produção de Texto e na área de Educação com ênfase em Prática de Ensino e Avaliação Pedagógica.

Publicado
26-04-2021
Como Citar
BARBOSA DE OLIVEIRA MELO, P. Purilinguismo para o ensino fundamental brasileiro. Revista Odisseia, v. 6, n. 1, p. 21-35, 26 abr. 2021.
Seção
Artigos