A elaboração ficcional da recordação de infância no desvio da escrita de "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n1ID22988

Palavras-chave:

Literatura francesa. Marcel Proust. Reinvenção de cena.

Resumo

Este artigo pretende investigar a possibilidade de uma elaboração prévia da cena de Montjouvain, a cena com componentes de homossexualidade, sadismo e profanação observada pelo narrador de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Destacando-se como a cena originária do desvio da escrita na obra em questão, a cena é observada clandestinamente em No caminho de Swann, porém se faz refletir ainda em duas cenas posteriores, na cena do pátio dos Guermantes e na cena do quarto de Balbec, em Sodoma e Gomorra. Além da investigação inicial pretendida, , intenta-se também analisar a influência da cena de Montjouvain na elaboração das demais cenas, tendo como direcionamento da análise os efeitos da provável cena originária no desvio de comportamento do narrador e, posteriormente, no desvio da sua elaboração escrita, que se dará, efetivamente, em A prisioneira e em A fugitiva. m A fugitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Renato de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo bolsista pelo Programa Pós-Doutorado Nota 10 Faperj, com o projeto “Proust e a busca da cena ausente: o desvio da escrita em A prisioneira e A fugitiva”. Doutor em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, UFRJ. Mestre em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduado em Letras pela Universidade de Fortaleza - Unifor. O pesquisador tem experiência na área de literatura brasileira, literatura francesa e teoria literária.

Downloads

Publicado

27-02-2021

Como Citar

DE SOUZA, F. R. A elaboração ficcional da recordação de infância no desvio da escrita de "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust. Revista Odisseia, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–20, 2021. DOI: 10.21680/1983-2435.2021v6n1ID22988. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/22988. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos