Heteroglossia literária nas ilusões perdidas de Balzac: razões, funções e limites

Palavras-chave: Heteroglossia literária. Balzac. Illusions perdues. Variação linguística.

Resumo


Para ler Illusions perdues, a primeira observação que impressiona o leitor é a extrema diversidade da linguagem de seus personagens. Balzac abre sua linguagem literária em uma infinidade de discursos orais e escritos, de natureza familiar, regional, diacrônica ... E isso, pelo uso de uma paleta diversificada de variantes lingüísticas, divididas em socioletos, idioletos, regioletos ..., fenômeno que alguns pesquisadores chamam de “heteroglossia literária”. Todos os tipos de variação pontuam o romance, e a linguagem balzaciana não é homogênea e monolítica, mas heterológica e heteroglóssica. Nosso objetivo nesta reflexão é problematizar essa noção de heteroglossia literária a partir de uma perspectiva literária e sociolingüística (variacionista). Para isso, estudaremos os motivos e motivações dessa prática, bem como seus efeitos e funções. Além disso, examinaremos as armadilhas que esse fenômeno pode produzir no trabalho.     

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Biografia do Autor

Mohamed Bourasse, Faculté des Lettres et Sciences humaines à Kénitra

Doctorant à la faculté des Lettres et des Sciences humaines à Kénitra (Maroc), Laboratoire Langage et Société.

Aluno de doutorado na Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Kénitra (Marrocos), Laboratório de Linguagem e Sociedade.
PhD student at the Faculty of Letters and Human Sciences in Kénitra (Morocco), Language and Society Laboratory. 

Publicado
10-11-2021
Como Citar
BOURASSE, M. Heteroglossia literária nas ilusões perdidas de Balzac: razões, funções e limites. Revista Odisseia, v. 6, n. 2, p. 35-53, 10 nov. 2021.
Seção
Artigos