Dois gestos de leitura do Curso de Linguística Geral, de Saussure: do essencial aos arcanos

Palavras-chave: CLG; Epistemologia da linguística; Saussurianismo

Resumo


Este trabalho se situa no contexto das perspectivas de apresentação e problematização do Curso de Linguística Geral (CLG), de Ferdinand de Saussure. Elegemos dois trabalhos que circulam no contexto universitário brasileiro e que, de forma geral, apresentam a finalidade comum de introduzir o CLG a leitores não iniciados em Linguística: Para compreender Saussure, de Castelar de Carvalho (1997 [1976]), e o capítulo “O Curso de Linguística Geral: modesto ensaio de releitura” (MER) do livro Em busca de Ferdinand de Saussure, de Michel Arrivé (2010 [2007]). Considerando, portanto, essa finalidade dos dois trabalhos, nosso objetivo é refletir sobre a maneira como ela é cumprida e quais consequências pode trazer. Concluímos que o primeiro opta pela síntese, com intuito fundamentalmente didático; o outro, sem deixar de ser didático, opta pela problematização, em um percurso progressivo e propedêutico. Trata-se, nesse sentido, de uma reflexão que pode impactar o debate sobre formação de professores e pesquisadores no campo dos estudos da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clemilton Lopes Pinheiro, UFRN

Doutor em Letras, área de Filologia e Linguística Portuguesa. Professor de Linguística no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gustavo Augusto Lima de Sousa

Graduado em Design, licenciando em Letras/Inglês. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
19-11-2021
Como Citar
PINHEIRO, C. L.; LIMA DE SOUSA, G. A. Dois gestos de leitura do Curso de Linguística Geral, de Saussure: do essencial aos arcanos. Revista Odisseia, v. 6, n. 2, p. 54-70, 19 nov. 2021.
Seção
Artigos