Dois gestos de leitura do Curso de Linguística Geral, de Saussure: do essencial aos arcanos
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n2ID24702Palavras-chave:
CLG; Epistemologia da linguística; SaussurianismoResumo
Este trabalho se situa no contexto das perspectivas de apresentação e problematização do Curso de Linguística Geral (CLG), de Ferdinand de Saussure. Elegemos dois trabalhos que circulam no contexto universitário brasileiro e que, de forma geral, apresentam a finalidade comum de introduzir o CLG a leitores não iniciados em Linguística: Para compreender Saussure, de Castelar de Carvalho (1997 [1976]), e o capítulo “O Curso de Linguística Geral: modesto ensaio de releitura” (MER) do livro Em busca de Ferdinand de Saussure, de Michel Arrivé (2010 [2007]). Considerando, portanto, essa finalidade dos dois trabalhos, nosso objetivo é refletir sobre a maneira como ela é cumprida e quais consequências pode trazer. Concluímos que o primeiro opta pela síntese, com intuito fundamentalmente didático; o outro, sem deixar de ser didático, opta pela problematização, em um percurso progressivo e propedêutico. Trata-se, nesse sentido, de uma reflexão que pode impactar o debate sobre formação de professores e pesquisadores no campo dos estudos da linguagem.
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