A necessidade e os paradoxos da linguística integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8n1ID30550

Palavras-chave:

Desintegração, Historicidade, Individualidade, Integração, Objetos da Linguística, Problemas da Linguística

Resumo

A ideia de uma “linguística integral” de Coseriu precisa de uma reflexão profunda, pois engloba dois objetivos diferentes e parcialmente incompatíveis: neutralizar a extrema fragmentação da pesquisa linguística moderna através da reflexão filosófica sobre a verdadeira natureza da “linguagem”, e propor uma maneira coerente de abordar a pesquisa linguística sem a fragmentação causada pela diversidade dos objetos constituídos pelos linguistas e pelas escolas linguísticas. Nenhuma nova teoria positiva do conjunto da linguagem poderia superar esta desintegração. Os esforços de Coseriu para ampliar o escopo para incluir os fatos linguísticos devem ser submetidos a uma radical reflexão cética sobre a possibilidade desta teoria positiva geral, baseada no fato de que o “falar concreto” não é o mero uso de um sistema virtual, mas uma criação contínua de sentido por indivíduos, e no fato de que a linguística em si é este “falar concreto”: individual, histórica, difusa. Coseriu não apresentou nenhuma teoria geral da linguagem, mas foi o exemplo vivo de uma personalidade individual rica e abrangente, que abordou a linguagem a partir de uma atitude crítica em relação às categorias e aos métodos herdados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Agud (Autora), Universidade de Salamanca

Doutora em Filologia Clássica e Professora de Linguística Indoeuropeia na Universidade de Salamanca.

Clemilton Lopes Pinheiro (Tradutor), Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras, área de Filologia e Linguística Portuguesa. Professor de Linguística no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mateus Parducci, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Estudos da Linguagem na área de Estudos em Linguística Teórica e Descritiva, na linha de pesquisa de Estudos Linguísticos do Texto, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e licenciado, com láurea acadêmica, em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, também, pela UFRN. Tem como interesse de pesquisa temas relacionados aos estudos linguísticos do texto, à epistemologia dos estudos linguísticos e à escrita acadêmica.

Downloads

Publicado

22-06-2023

Como Citar

AGUD (AUTORA), A.; PINHEIRO (TRADUTOR), C. L.; PARDUCCI SOARES DE LIMA (TRADUTOR), M. A necessidade e os paradoxos da linguística integral. Revista Odisseia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.21680/1983-2435.2023v8n1ID30550. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/30550. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Tradução de artigos