A femme fatale Rosario Tijeras no âmbito intersemiótico literatura e cinema
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n1ID31633Palavras-chave:
Literatura, Cinema, Tradução intersemiótica, Rosario TijerasResumo
Este artigo objetiva discutir a tradução intersemiótica do romance colombiano Rosario Tijeras, de Jorge Franco, para o longa-metragem homônimo, dirigido por Emilio Maillé. Procede-se a um exame das unidades da estrutura do romance e de alguns elementos expressivos da película. O estudo utiliza-se da tricotomia primeiridade, secundidade e terceiridade da Semiótica peirceana para problematizar a ressignificação de cinco signos: a narração, a personagem Rosario, a violência sexual, a religiosidade e a relação triádica entre Antonio, Rosario e Emilio. Os resultados evidenciam que os elementos expressivos do cinema, tais quais o plano, o corte, o movimento de câmera e a música ressignificam ou reafirmam interpretações acerca das unidades compositivas do romance, na criação de uma nova obra de arte.
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