Violência e consumo de corpos na distopia Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID32255

Mots-clés :

Distopia, Realismo capitalista, Violência de gênero

Résumé

O livro Saboroso Cadáver, da escritora argentina Agustina Bazterrica, retrata uma sociedade em que um vírus se espalhou entre os animais de todo o planeta, tornando sua carne mortal aos humanos. Pressionados pela indústria da carne, os governos do mundo legalizam a criação e reprodução de seres humanos como animais de abate e somos gradualmente apresentados ao funcionamento de uma sociedade em que o canibalismo é legalizado. Este artigo busca analisar esta narrativa distópica a partir do conceito de realismo capitalista proposto por Mark Fisher e discutir a instrumentalização da linguagem e a representação da violência de gênero no livro à luz do conceito de referente ausente conforme aplicado por Carol J. Adams. Enquanto literatura de ficção especulativa latino-americana contemporânea, pretende-se investigar os paralelos que o livro estabelece com a configuração atual da sociedade, refletindo sobre funções sociais frequentemente associadas ao gênero distópico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Priscilla Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa Estudos Decoloniais e Feministas. Pós-graduanda em Escrita Criativa (Especialização - UNIESP). Graduada em Letras - Língua Inglesa pela UFPB, contexto no qual atuou como extensionista e pesquisadora em diversos projetos, e como professora de língua inglesa no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras. No período 2021-2022, foi bolsista Fulbright atuando como assistente de ensino de Português como Língua Estrangeira na University of Utah, em Salt Lake City-UT, pelo programa Fulbright FLTA.

Liane Schneider, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Letras pela mesma universidade (1995) e Doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Desde 2002 é professora da Universidade Federal da Paraíba, hoje no nível de titular, Classe E do Ensino Superior. Foi Coordenadora do GT da ANPOLL A Mulher na Literatura de 2006 a 2008 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB de 2007 a 2009. As pesquisas que desenvolve enfocam centralmente os estudos de gênero, feministas, a crítica literária e estudos indígenas. Cumpriu Estagio sênior (POS DOC) em 2014 na Universidade de Alberta, Edmonton, Canada, apoiado pela CAPES.Em 2022, cumpre Pos doc junto ao PPGLIT UFSC.

Références

A CARNE. Compositores: Marcelo Yuka, Seu Jorge e Ulisses Cappelletti. In: Do Cóccix até o Pescoço. Intérprete: Elza Soares. Maianga Discos, 2002. 1 CD, faixa 6 (3min39s).

ADAMS. Carol J. A Política Sexual da Carne: uma Teoria Feminista-Vegetariana. Tradução: Cristina Cupertino. 2. ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2018.

ADMIRÁVEL Gado Novo. Compositor: Zé Ramalho. In: A Peleja do Diabo com o Dono do Céu. Rio de Janeiro: Estúdios CBS, 1979. 1 CD, faixa 2 (4min53s).

BAZTERRICA, Agustina. A Literatura de Terror é um Canal das Emoções Sociais. Entrevista cedida à editora Darkside. Dark Blog, São Paulo, 06 jul. 2022a. Disponível em: https://darkside.blog.br/agustina-bazterrica-a-literatura-de-terror-e-um-canal-das-emocoes-sociais/. Acesso em: 10 dez. 2022.

BAZTERRICA, Agustina. Saboroso Cadáver. Tradução de Ayelén Medail. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2022b.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Argentina: Relatório Agronegócio. [Brasília]: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 17 fev. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/relacoes-internacionais/adidos-agricolas/argentina. Acesso em: 01 dez. 2022.

DAVIS, Angela. Mulheres, Classe e Raça. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FISHER, Mark. Realismo Capitalista: É Mais Fácil Imaginar o fim do Mundo do que o fim do Capitalismo? Tradução: Rodrigo Gonsalves, Jorge Adeodato, Maikel da Silveira [Coord.: Manuela Beloni, Cauê Ameni]. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

LE GUIN. Ursula K. A Mão Esquerda da Escuridão. Tradução de Susana L. de Alexandria. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2019.

RIERA, Raquel. Somos o que Comemos: Considerações Sobre os Limites entre Humano e Não-Humano em Cadáver Exquisito, de Agustina Bazterrica. Língua Literatura e Ensino, Campinas, v. XVII, 2021. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/lle/article/view/6602. Acesso em: 01 dez. 2022.

SUVIN, Darko. Science Fiction and the Novum (1977). In: SUVIN, Darko. Defined by a Hollow: Essays on Utopia, Science Fiction and Political Epistemology. Oxford: Peter Lang, 2010. p. 67-92.

Publié-e

30-11-2023

Comment citer

COSTA, P.; SCHNEIDER, L. . Violência e consumo de corpos na distopia Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica. Revue Odisseia, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 343–362, 2023. DOI: 10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID32255. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/32255. Acesso em: 25 nov. 2024.