A falsa alegria no Pequeno teatro da felicidade (1977), de Márcio Souza
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID32359Palavras-chave:
Teatro., Ditadura., Testemunho., Márcio Souza.Resumo
Os (des)caminhos da política brasileira em períodos autoritários e a metalinguagem teatral constituem as bases que sustentam a peça Pequeno teatro da felicidade, de Márcio Souza. Partindo da revolta da Cabanagem, a mesma tece um painel crítico acerca das arbitrariedades da ditadura civil-militar. A análise, de cunho qualitativo, leva em conta sua estrutura e as temáticas ligadas à crítica política, tendo como objetivo enfatizar sua atualidade no tocante às ameaças à democracia. O aporte teórico se funda nas contribuições literárias e ensaísticas de Márcio Souza, na sua fortuna crítica, na teoria teatral, no pensamento em torno do autoritarismo e da escrita testemunhal. Assim, a peça mimetiza os regimes opressores em geral e sua gana assassina, mas também a resistência e a luta pela liberdade, tributando à arte um papel fundamental frente à barbárie.
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