Ferramentas facilitadoras para o planejamento da dissertação argumentativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34623

Palavras-chave:

Ferramentas facilitadoras, planejamento, dissertação argumentativa

Resumo

Considerando o tema da argumentação no campo do ensino, este artigo propõe duas ferramentas facilitadoras para o planejamento da dissertação argumentativa. Teoricamente fundamentado na perspectiva processual da escrita (Hayes; Flower, 1980), diverge em algum nível das proposições da Base Nacional Comum Curricular, cujas bases são enunciativo-discursivas. Idealizado no âmbito de um projeto mais abrangente voltado para a necessidade de instalação de laboratórios de processamento cognitivo em instituições de Educação Básica, consiste na divulgação do primeiro de uma série de produtos didáticos dessa natureza para a aplicação em contexto educacional. Trata-se de um estudo teórico de natureza descritiva. O resultado consiste na apresentação das ferramentas e uma reflexão sobre o ensino da escrita.

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Biografia do Autor

Gisely Gonçalves de Castro, Instituto Federal do Pará Campus Santarém

 É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É líder do Grupo de Estudos em Linguagem e Processamento Linguístico e coordena projetos de pesquisa voltados para a fundação do primeiro laboratório de processamento linguístico da RFEPCT no IFPA. Tem experiência no ensino de Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Língua Portuguesa e Redação e desenvolve pesquisas que promovem a cooperação entre a Linguística Teórica, a Linguística Experimental e o Ensino de Língua.

Dayse Rodrigues dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua profissionalmente como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Santarém. Membro permanente do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Processamento linguístico (GELINPRO), Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI), da UFOPA, e do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), da USP. Revisora dos periódicos.

Referências

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Publicado

24-11-2024

Como Citar

GONÇALVES DE CASTRO, G.; RODRIGUES DOS SANTOS, D. . Ferramentas facilitadoras para o planejamento da dissertação argumentativa. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 105–120, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34623. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34623. Acesso em: 4 dez. 2024.