A temática das fake news no ensino da argumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34812

Palavras-chave:

fake news, argumentação, manual escolar, arquitetônica

Resumo

No Novo Ensino Médio, a argumentação compõe uma das competências gerais necessárias à Educação Básica. Nos documentos oficiais para o ensino, no entanto, identificam-se grandes lacunas em relação ao que deve ser o ensino voltado à argumentação (Santos; Azevedo, 2017; Capitani, 2021). O manual escolar de Língua Portuguesa, nesse contexto, assume um papel importante na sala de aula, de fornecer subsídios teórico-metodológicos para que se desenvolvam competências cognitivo-discursivas, incentivando o aluno a se posicionar frente a tensões em torno de temas do currículo, dentro e fora da escola. Neste artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, o objetivo é refletir sobre a forma como a obra Multiversos: Língua portuguesa (Campos; Oda, 2020) mobiliza objetos de ensino de argumentação partindo do conflito no capítulo “Para sustentar a opinião”. A análise ancora-se no conceito de arquitetônica (Bakhtin, 2017, 2018), que corrobora os sentidos construídos nas relações interativas entre os textos apresentados, os boxes e as atividades no capítulo selecionado. Como resultado, verifica-se a proficuidade do estudo da unidade didática com base no conceito bakhtiniano, o que contribui significativamente para sua compreensão de modo não apartado da vida: a leitura de textos argumentativos exige conhecimentos gramaticais, lexicais, mas esses precisam estar relacionados à autoria, tempo, espaço e valores, para que o endosso ideológico existente na argumentação e no tema das fake news não seja apagado, relegando ao segundo plano a sua gravidade ética.

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Biografia do Autor

Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro, Universidade de São Paulo

Professora, pesquisadora e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Líder do GP/CNPq/USP Linguagens, discurso e ensino. É membro da Comissão Coordenadora de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. É coordenadora do GT da ANPOLL Estudos Bakhtinianos (2023-2025). Em 2023-2024, fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Atua com os temas: teoria bakhtiniana, gêneros do discurso, autoria, estilo, dissertação e argumentação em manuais escolares de língua portuguesa, argumentação em temas relativos à vulnerabilidade social.

Nathalia Akemi Sato Mitsunari, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Língua, texto e discurso em linguística aplicada e teoria do discurso, com período de estágio na Université Lumière Lyon 2 (unité de recherche Lettres et Civilisations Étrangères). Mestre pelo mesmo programa de pós-graduação, na mesma linha de pesquisa, com extensão universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica. Licenciada em Português e bacharela em Linguística pela Universidade de São Paulo. Integrante do Grupo de Pesquisa USP - CNPq Linguagens, discurso e ensino, interessa-se, especialmente, pelos seguintes temas: teoria bakhtiniana, ensino de língua materna, leitura e escrita, manuais didáticos de Língua Portuguesa. Editora de texto do periódico Linha D'Água (A4 no sistema Qualis/ CAPES 2017 - 2020).

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Publicado

24-11-2024

Como Citar

BATISTA CAMPOS NOEL RIBEIRO, M. I.; SATO MITSUNARI, N. A. A temática das fake news no ensino da argumentação. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 64–85, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34812. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34812. Acesso em: 21 dez. 2024.