Por uma literatura in-disciplinada na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n2ID35863

Palavras-chave:

literatura, conhecimento do escritor, representações sociais, paradigma estético, didática

Resumo

Este artigo explora duas perspectivas entrecruzadas: por um lado, a questão do conhecimento do escritor e seus escorregamentos na obra e como este conhecimento, mediado pela literatura e por seu ensino, particularmente em aulas de língua estrangeira, acaba produzindo um material de trabalho sobre as representações culturais e interculturais. O segundo eixo, aborda a questão da literaturização da pedagogia e da pedagogização da literatura, mas na perspectiva de alimentar a hipótese de um paradigma estético em educação que tira proveito da arte, tanto no seu regime produtivo quanto receptivo. Ambas as perspectivas alimentam a tese da centralidade do uso da literatura, sem descaracterizá-la em abordagens excessivamente estruturalistas ou didáticas. Trata-se de explorar o que a literatura nos diz de uma cultura que não possa ser expresso por outras disciplinas.

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Biografia do Autor

Bruna Maria Freitas de Sousa (Tradutora), Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e graduada em Letras/Língua Espanhola pela mesma instituição. É integrante dos grupos de pesquisa Estudos Coloniais Latino-americanos (DGP/CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Alfredo Adolfo Cordiviola (Letras/UFPE) e Práticas letradas e circulação de ideias no mundo hispânico (Séculos XVIII-XIX), coordenado pela Prof Dr Laura Janina Hosiasson (Letras/USP).

Oussama Naouar (Autor), Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado no Departamento de Letras/Francês da Universidade Federal de Pernambuco e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição.  Doutor, Mestre e Graduado em Educação pela Université Lumière Lyon2.

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

FREITAS DE SOUSA (TRADUTORA), Bruna Maria; NAOUAR (AUTOR), Oussama. Por uma literatura in-disciplinada na sala de aula. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–12, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9n2ID35863. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/35863. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Tradução de artigos