O nome próprio de lugar: possíveis sentidos atribuídos aos topônimos de povoados de Alagoas

Autores

  • Pedro Antonio Gomes de Melo Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Palavras-chave:

Linguística. Léxico. Signo toponímico. Palmeira dos Índios.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as origens línguo-culturais dos nomes oficiais atribuídos aos povoados pertencentes à cidade de Palmeira dos Índios/AL, bem como apresentar uma análise toponomástica, em perspectiva sincrônica, sem prejuízo das considerações diacrônicas pertinentes. Filia-se à área dos estudos de Descrição Linguística, em interface com a Toponímia. Após as análises dos dados, atestou-se a ocorrência de taxes toponímicas, tanto de natureza física como de natureza antropocultural, relacionadas às motivações destes nomes próprios na função toponomástica. Quanto à etimologia e às estruturas lexicais, registrou-se a presença de elementos específicos simples, específicos compostos e compostos híbridos, sendo os topônimos específicos compostos de étimos latinos os mais recorrentes. E ainda, identificou-se que a religiosidade e as características da constituição mineral do solo da região de Palmeira dos Índios/AL, na qual o signo toponímico em processo denominativo está inserido, foram os fatores sócio-históricos condicionantes mais relevantes nas escolhas lexicais dos nomes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Antonio Gomes de Melo, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Graduado em Letras: português e inglês. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor assistente da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Atualmente, é doutorando na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Letras.

Downloads

Publicado

25-06-2016

Como Citar

DE MELO, P. A. G. O nome próprio de lugar: possíveis sentidos atribuídos aos topônimos de povoados de Alagoas. Revista Odisseia, [S. l.], n. 14, p. p. 69 – 89, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9699. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos