Notas de reflexão em torno da escrita das mulheres, antes do século XX, na literatura portuguesa

  • Fabio Mario da Silva CLEPUL (Univ. de Lisboa)
Palavras-chave: História. Literatura. Portugal. Mulheres escritoras.

Resumo


Este trabalho pretende demonstrar, de maneira bem sucinta, que a história da literatura, pelo menos no que concerne à literatura portuguesa, é fortemente demarcada pelo conceito masculino de autoria, de tal forma que quase omite a produção literária feminina, sendo esta restrita, adicionalmente, a produções anteriores ao século XX. Tendo em vista esses aspectos iremos demonstrar,  através de alguns pontos de reflexão, como essa ideia está sedimentada de tal forma que, entre leigos e especialistas, não se consegue crer que existam produções significativas de mulheres, no contexto português, antes da era vicentista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Mario da Silva, CLEPUL (Univ. de Lisboa)
É doutorando em Literatura da Universidade de Évora e investigador do CLEPUL (Univ. de Lisboa). É bolseiro da FCT, com cofinanciamento da FSE, e o apoio do Programa Operacional Potencial Humano/POPH e da União Europeia.
Publicado
28-07-2016
Como Citar
DA SILVA, F. M. Notas de reflexão em torno da escrita das mulheres, antes do século XX, na literatura portuguesa. Revista Odisseia, n. 13, p. p. 18 - 29, 28 jul. 2016.
Seção
Artigos