Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan

Autores

  • Caio Antônio Nóbrega Universidade Federal da Paraíba
  • Genilda Azerêdo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11020

Palavras-chave:

Ian McEwan. Metaficção. Paródia. Mise en abyme. Leitores e escritores ficcionais.

Resumo

Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan.

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Biografia do Autor

Caio Antônio Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba.

Genilda Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora associada da Universidade Federal da Paraíba, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

29-05-2017

Como Citar

NÓBREGA, C. A.; AZERÊDO, G. Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 3 – 22, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos