Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11020Keywords:
Ian McEwan. Metaficção. Paródia. Mise en abyme. Leitores e escritores ficcionais.Abstract
Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
29-05-2017
How to Cite
NÓBREGA, C. A.; AZERÊDO, G. Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan. Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 3 – 22, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Articles
License
Thisa work has been licensed under Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.