Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan
DOI :
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11020Mots-clés :
Ian McEwan. Metaficção. Paródia. Mise en abyme. Leitores e escritores ficcionais.Résumé
Neste artigo, direcionamos nossa atenção para quatro romances do escritor inglês Ian McEwan – The Cement Garden, The Innocent, Enduring Love e Atonement –, a fim de rastrearmos recursos de criação metaficcional utilizados na composição destas narrativas. Ao fazer uso de estratégias como mise en abyme, paródia, e ao tematizar os processos de escrita e leitura, inserindo personagens que atuam como leitores e/ou escritores, McEwan inscreve em tais textos literários problematizações sobre sua própria construção ficcional e seu status de ficção. Concluímos que os quatro romances discutidos atestam a profundidade e o alcance de questões de ordem metaficcional no conjunto da obra de Ian McEwan.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
29-05-2017
Comment citer
NÓBREGA, C. A.; AZERÊDO, G. Estratégias metaficcionais em narrativas de Ian McEwan. Revue Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 3 – 22, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n2ID11020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/11020. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0