Analysis of hate speech in Instagram comments: descriptive and argumentative dimension in interface

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34895

Keywords:

Hate speech, argumentative dimension, descriptive, Instagram commentaries

Abstract

Hateful manifestations are marked by intolerance, hostility, and incitement to antidemocratic acts. They are uttered as a means to influence and intimidate social groups. For these reasons, they constitute an important theme on the agenda of contemporary linguistics. Their use has been largely disseminated on social networks, because of constitutive features of those environments such as hyper connection (large scale connection), the networks’ algorithmic environment, participation structures, free access to content and (pseudo)anonymity. This being said the following research question is defined: how does the descriptive substantiate hate speech and how does it reveal the argumentative dimension in commentaries published on Instagram? Proceeding from the analysis of Instagram commentaries, this article aims to establish an association between the descriptive and the argumentative dimension in public manifestations on this social network in order to answer this question. Based on the corpus analysis, it is observed that the descriptive not only shows us stances and argumentative orientations, but also that it reveals motivation for hateful behavior and personal attacks.

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Author Biographies

Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada e Professora Titular de Língua Portuguesa da PUC-SP, atuando no Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa, no Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Português (IP) e no Departamento de Português da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. É Avaliadora Institucional do INEP/MEC e Professora Emérita pela Universidade Cruzeiro do Sul. Realizou estudos de pós-doutorado em Linguística, na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidade de Lausanne (Suíça), estágio profissional em gestão universitária, na Universidade de Montréal (Canadá), e missão de trabalho em projeto de pesquisa na Universidade Sorbonne - Paris V (França), dentro de projeto CAPES-COFECUB. Tem-se dedicado, ao longo de sua carreira, ao ensino superior, tanto na Graduação quanto na Pós-graduação, desenvolvendo pesquisas relacionadas a leitura, escrita, uso da linguagem verbal em ambientes virtuais de aprendizagem, linguagem jurídica e tipologia e gêneros textuais. É líder do Grupo de Pesquisa "Texto, Escrita e Leitura" (PUCSP-CNPq) e foi coordenadora, no biênio 2016-2018, do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Participou, no período de 2010 a 2013, como coordenadora de equipe, do Projeto Análise de Textos e Discursos, liderado pela Universidade do Rio Grande do Norte, dentro do Programa PROCAD - NF da CAPES. Desde 2018, é membro da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação - REDIPAr e, desde 2015, do Grupo de Pesquisa "Análise Textual dos Discursos (UFRN-CNPq)". Participa do conselho científico do Projeto NURC/SP - Núcleo USP desde 2020. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos. Em sua atuação profissional, registram-se, ainda, atividades de extensão voltadas para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica, destacando-se entre eles: na PUC-SP, o de Vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (1991-1996), o de Coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa (1993-1996) e o de Vice-reitora Acadêmica (1996-2000); na Universidade Cruzeiro do Sul, o de Diretora de Pós-graduação e Pesquisa (1997-2001), o de Pró-reitora Acadêmica (2001) e o de Reitora (2001-2017); no Centro Universitário Módulo, o de Reitora (2010-2017); e, na Faculdade São Sebastião, o de Supervisora Acadêmica (2015-2017). Foi Assessora do Ministério para o ENADE na área de Letras. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura, na PUC-SP, biênio 2020-2022. 

Rivaldo Capistrano Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do GELT (CNPq/UFES), vice-líder do THELPO (CNPq/UNIFESP). Vice-coordenador, biênio 2023-2025, do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação (GT LTAC) da ANPOLL.

Andreá Pisan Soares Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Mestre em Língua Portuguesa pela mesma universidade. Possui Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade São Marcos. Graduada em Letras, com habilitação em Tradução (inglês), pela Universidade Católica de Santos, e licenciada em Letras Português/Inglês pela Unicsul. Experiência como revisora de textos e copidesque em editoras. Presta serviços de revisão para pós-graduandos e profissionais de áreas diversas (artigos, dissertações, teses). Professora convidada de cursos de extensão a distância na Cogeae/PUC-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Leitura (PUC-SP/CNPq - Líder Profa. Dra. Sueli Marquesi), do Grupo de Pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa - THELPO (Unifesp/CNPq - Líder Profa. Dra. Vanda Maria Elias) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais (GPTEd/CNPq - Líder Prof. Dr. João Mattar). Pós-doutoranda do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, bolsista PNPD/CAPES, com pesquisa nas áreas de linguística textual e de revisão de texto, sob supervisão da Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi.

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Published

24-11-2024

How to Cite

MARQUESI, S. C.; CAPISTRANO JÚNIOR, R.; PISAN SOARES AGUIAR, A. Analysis of hate speech in Instagram comments: descriptive and argumentative dimension in interface. Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 160–180, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34895. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34895. Acesso em: 21 dec. 2024.