Os dilemas de “boca do inferno”: das perspectivas moral e dialética ao cânone literário

Authors

Keywords:

Antologias, cânone, moral, dialética.

Abstract

O presente artigo parte de reflexões a respeito das antologias lírico-amorosa, religiosa e satíricas de Gregório de Matos a partir dos aspectos sociológicos pertinentes em sua obra. Para tanto, entre seus poemas são abordadas questões referentes aos valores morais (moral) e a dialética presentes em seus escritos. Nesse sentido, objetiva-se explicitar, por meio de tais elementos, como se deu a entrada do autor barroco no cânone literário brasileiro. Esse trabalho dialoga com as obras de Durkheim (1994) e Marx e Engels (1989). A bibliografia estudada também foi orientada pelas obras de Cosson (2010),  Medina (2013), Santos (2011) e Souza (2010), entre outros que colaboraram com o desenvolvimento das ideias. O aprendizado adquirido no decorrer do curso e, sobretudo, conjunto de fontes bibliográficas possibilitaram perceber a relevância de um autor que marcou profundamente a literatura de Língua Portuguesa com um modo simples e particular de falar da realidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Karla Danielle da Silva Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, Licenciada e Bacharelanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Ensino e Literatura pelo IFRN, Professora de Sociologia no Estado do Rio Grande do Norte.

Published

20-06-2016

How to Cite

DA SILVA SOUZA, K. D. Os dilemas de “boca do inferno”: das perspectivas moral e dialética ao cânone literário. Odisseia, [S. l.], n. 14, p. p. 1 – 18, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/8240. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Articles