Fatores semânticos, sociointeracionais e cognitivos da construção modalizadora com ficar de + infinitivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18529

Palabras clave:

Construção modalizadora, Linguística Funcional Centrada no Uso, Gramática de Construções

Resumen

Neste artigo, discutimos aspectos funcionais da construção modalizadora com ficar de + infinitivo. O objetivo é analisar fatores semânticos, sociointeracionais e cognitivos implicados nas instâncias dessa construção. Para tanto, ancoramo-nos nos pressupostos da Linguística Funcional Centrada no Uso, conjugados aos da Gramática de Construções. O banco de dados é composto de ocorrências retiradas do site Reclame Aqui. Os achados da pesquisa revelam não haver restrição quanto aos tipos de verbo recrutados para ocupar o slot infinitivo da construção e seu uso está ligado às noções de modalidade em seus aspectos deôntico e/ou epistêmico. No tocante aos aspectos sociointeracionais e cognitivos, observamos que os usos de ficar de + infinitivo se relacionam a questões de (inter)subjetividade, negociação de sentidos e a projeções metafóricas e metonímicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Llíngua Portuguesa do Departamento de Letras e de Linguística do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Líneker Trajano Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem, área de Estudos em Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui mestrado na mesma área (2017) e é graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas (2014), pela mesma instituição. Integra o grupo de pesquisa Discurso & Gramática. Atualmente, leciona na rede particular de ensino na cidade do Natal (RN).

Publicado

23-11-2019

Cómo citar

BISPO, E. B.; SANTOS, L. T. Fatores semânticos, sociointeracionais e cognitivos da construção modalizadora com ficar de + infinitivo. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. Esp., p. p. 111 – 131, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID18529. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18529. Acesso em: 22 nov. 2024.