Marginal ou canônico? A superação da reprodução de discursos hegemônicos por meio da literatura em espaços formativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n1ID22508

Palabras clave:

Literatura marginal, Cânones literários, Ensino democrático

Resumen

Neste trabalho propomos a ponderação ao que é considerado “literatura marginal” e o que é canônico, partindo do pressuposto de que não sejam apenas os critérios estéticos que delimitem e demarquem tais categorias. Nesse contexto, é válido ressaltar que, para além da esfera de produção, existe uma supervalorização e reprodução dos cânones em detrimento da produção considerada periférica, a qual é veiculada às margens dos conceituados corredores editoriais e dos ambientes educativos; mas diretamente vinculada ao contexto histórico, social e cultural da sociedade. Urgindo, portanto, por inserção efetiva, disseminação, emprego e aproximação com a Educação em todos os seus espaços e níveis; estabelecendo, assim, um ensino democrático e contextualizado; para isso, apresentamos também uma proposta educacional ligada ao ensino de Literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Santana Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciada em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015), especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade (2016) e mestranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação do Espírito Santo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística. Áreas de interesse: Análise do Discurso, Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Ecologia Política.

Maria das Graças Ferreira Lobino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

Possui larga experiência em docência no Ensino Superior e na Educação Básica, bem como na formulação e no desenvolvimento de projetos em políticas públicas nas áreas da educação socioambiental formal e não formal, gestão escolar participativa e Ensino de Ciências na abordagem CTSA. Atualmente é professora EBTT do Centro de Referência em Formação e Educação EaD (CEFOR)/IFES,onde coordena o projeto de Extensão "Alfabetização Científica no contexto da sustentabilidade socioambiental da cidade de Vitória" fruto de suas pesquisas. É Líder do Grupo de Pesquisa "Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ambiente e Sociedade", e membro do "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTSA" e do Grupo de Estudo e Pesquisa "História e Filosofia da Ciência"/ifes e do Laboratório de Gestão da Educação Básica/LAGEBES-Ufes). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino de Ciências da Natureza, Gestão Escolar e Educação socioambiental. Mestre pelo PPGE/ufes na linha da Formação e práxis docente onde cursou duas Licenciaturas e Especialização pela mesma instituição. Em 2010, defendeu tese de doutorado pela Universidad Autónoma de Asunción/UAA, revalidada em 2014 pela UFAL. É filiada à ABRAPEC, SBPC e ANPAE. Atua na área ambiental do Centro Latino-americano de Intergración e Cooperación.

Publicado

03-05-2021

Cómo citar

SANTANA SANTOS, F.; FERREIRA LOBINO, M. das G. Marginal ou canônico? A superação da reprodução de discursos hegemônicos por meio da literatura em espaços formativos. Revista Odisseia, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 36–50, 2021. DOI: 10.21680/1983-2435.2021v6n1ID22508. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/22508. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos