Marginal ou canônico? A superação da reprodução de discursos hegemônicos por meio da literatura em espaços formativos
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n1ID22508Palabras clave:
Literatura marginal, Cânones literários, Ensino democráticoResumen
Neste trabalho propomos a ponderação ao que é considerado “literatura marginal” e o que é canônico, partindo do pressuposto de que não sejam apenas os critérios estéticos que delimitem e demarquem tais categorias. Nesse contexto, é válido ressaltar que, para além da esfera de produção, existe uma supervalorização e reprodução dos cânones em detrimento da produção considerada periférica, a qual é veiculada às margens dos conceituados corredores editoriais e dos ambientes educativos; mas diretamente vinculada ao contexto histórico, social e cultural da sociedade. Urgindo, portanto, por inserção efetiva, disseminação, emprego e aproximação com a Educação em todos os seus espaços e níveis; estabelecendo, assim, um ensino democrático e contextualizado; para isso, apresentamos também uma proposta educacional ligada ao ensino de Literatura.
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