Modelo de Aprendizagem da Fala

Autores

  • Eliane da Rosa Aluna especial do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave:

Modelo de Aprendizagem da Fala. Segunda Língua. Sons.

Resumo

Este artigo pretende descrever e explicar o Modelo de Aprendizagem da Fala (Speech Learning Modelo: SLM), proposto por Jame Emil Flege. Este modelo, criado na década de 80, busca explicar as diferenças na aprendizagem de segmentos fonéticos de uma segunda língua (L2). De acordo com os postulados do SLM, o foco da investigação linguística deve levar em consideração tanto a produção quanto a percepção da fala, porque a produção acurada dos sons de uma L2 depende da percepção acurada dos mesmos por parte do aprendiz. Além disso, o referido modelo propõe que os processos e mecanismos utilizados na aquisição bem-sucedida do sistema sonoro da língua materna (incluindo a habilidade de estabelecer categorias fonéticas) permanece intacta durante toda a vida e que os mesmos podem ser investigados através da aprendizagem de fala da L2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane da Rosa, Aluna especial do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Letras-Licenciatura Plena em Língua Inglesa (ULBRA), especialização em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa (Uniritter), Mestrado em Morfologia e Fonologia (UFRGS). Atua como professora de inglês desde 2001.

Downloads

Publicado

23-08-2016

Como Citar

DA ROSA, E. Modelo de Aprendizagem da Fala. Revista Odisseia, [S. l.], n. 13, p. p. 30 – 43, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9988. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos