Argumentação nas perspectivas textual, discursiva e enunciativa

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DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID37825

Mots-clés :

Argumentação

Résumé

Este dossiê apresenta como eixo norteador o tema Os estudos da argumentação nas perspectivas textual, discursiva e enunciativa, destinado a pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação, graduação, enfim a todos que se dedicam ao estudo da argumentação nas múltiplas perspectivas nas diferentes esferas da atividade humana. Nessa direção, os artigos se situam em um domínio discursivo, ou em mais de um domínio, ou seja, são híbridos. O leitor vai encontrar vinte e quatro artigos: de um lado, há trabalhos circunscritos às esferas do ensino, digital, acadêmica, política, midiática, jurídica e religiosa, de outro, há textos que revelam mais de um desses domínios, como, por exemplo, político e jurídico, político e midiático e, assim, sucessivamente.

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Maria das Graças Soares Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), especialização em Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutorado pela Universidade de Lausanne, na Suíça (2016). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Linguística, desenvolve pesquisas, no âmbito da Linguística de Texto, da Enunciação, da Análise Textual dos Discursos (ATD), interessando-se, principalmente, por gêneros discursivos / textuais acadêmicos, jurídicos, políticos e midiáticos, focalizando a Responsabilidade Enunciativa, Relação Ensino de Gramática / Sequência ou Tipos Textuais, História do Português Brasileiro, Crítica Genética, Leitura e Produção Textual Escrita. Foi membro do Projeto Análise de Textos e Discursos: Gêneros, Interação, Sociocognição e Ensino de Língua Portuguesa (PROCAD-NF/CAPES, envolvendo UFRN/USP/PUC-SP). Foi coordenadora da IES Associada 1 (UFRN), no projeto (PROCAD/CAPES, envolvendo USP/UFRN/UNISINOS), "Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita". Participou do Projeto Leitura e escrita: recortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e português (Observatório da Educação/CAPES).  Coordenou o Acordo de Cooperação Internacional entre UFRN e a Universidade de Lausanne na Suíça.  É líder do Grupo de Pesquisa "Análise Textual dos Discursos" (UFRN/CNPq). Integra o Grupo de Pesquisa “Texto, Escrita e Leitura” (PUC-SP/CNPq). Foi diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Foi Coordenadora Geral do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Foi membro associado do Laboratoire CRTT (Centre de Recherche en Terminologie et Traduction) da Universidade Lumière Lyon 2. É membro da Red Ibero-americana de Formação de Professores, com sede na Universidade Rey Juan Carlos, em Madri. É coordenadora do Projeto Discurso jurídico em múltiplas perspectivas: investigações internacionais PROJETO EXTERNO EM REDE. É coordenadora juntamente com a Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (USP), do “Acordo de Cooperação Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação” entre a USP (FFLCH) e a UFRN (G Pesquisa ATD). Coordena juntamente com a Profa. Dra. Mariana Cucatto do Projeto de Pesquisa “Estudios sobre lenguaje jurídico y comunicación” (P30) na ALFAL, Asociación de Lingüística y Filología de América Latina.   Coordena o Acordo de Cooperação entre a UFRN e a Lambert-Lucas. Coordena com a Profa. Dra. Sonia Berlinski o Acordo de Cooperação entre a UFRN e a Universidade de Bucareste. Coordena no Brasil, juntamente com a Profa. Dra. Isabel Seara, em Portugal, o Projeto de Pesquisa “Análise do discurso da violência em diferentes mídias”. Integra a REDEJUR vinculada à ALED e o Grupo ADARR Analyse du discours, Argumentation & Rhétorique, com sede na Universidade de Tel Aviv. Integra as seguintes associações: ANPOLL, ABRALIN, ALED, ALFAL, ABA e GELNE. É tradutora do francês para o português.

Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro Noel Ribeiro, Universidade de São Paulo

Professora, pesquisadora e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Líder do GP/CNPq/USP Linguagens, discurso e ensino. Integrante dos Grupos de Pesquisa GEDUSP (Grupo de estudos do discurso da USP) e Linguagem, Identidade e Memória (CNPq/PUC-SP). Coordenadora do GT da Anpoll Estudos bakhtinianos para o biênio 2023-2025. Participa desde 2017 do Programa de dupla habilitação da Université Lumière Lyon 2/USP. Participou do subprojeto de língua portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID/USP (2020-2022). De agosto 2023 a fevereiro de 2024, fez pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná sob a supervisão de Carlos Alberto Faraco. Foi editora responsável da Linha dÁgua, revista acadêmica do PPG de Filologia e Língua Portuguesa no período de 2010 até setembro de 2021. Participou do Programa de Cooperação Dinter (Universidade Estadual do Pará) entre 2016-2020. Foi Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (Profletras)/USP nos biênios 2015-2017; 2018-2020. Em fevereiro de 2018, foi professora convidada da Faculté des Langues na Université Lumière Lyon 2, França, como ministrante da disciplina Linguística do Português. Foi vice-coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais/ PLI-França, entre Universidade Paris IV e USP (2012-2014); coordenadora da Comissão de Licenciatura de Letras (CoC Licenciatura/ Letras), no período 2009-2012; vice-coordenadora do GT da ANPOLL Estudos Bakhtinianos (2010-2014). Em 2017, fez pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, com bolsa Capes-Procad. Em 2015, fez pós-doutorado na Université Paris VIII Saint Denis, França com bolsa Fapesp; em 2014, fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; em 2008 - 2009 fez pós-doutorado no Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) na PUC-SP. É membro da ABRALIN, ANPOLL, ABA, ALFAL e da Red Ibero-americana de Formação de Professores com sede na Universidade Rey Juan Carlos, em Madri. Experiência na área de Linguística Aplicada e ensino de língua portuguesa. Autora de material didático de língua portuguesa para o ensino médio. Atua com os temas: teoria bakhtiniana, gêneros do discurso, autoria, estilo, dissertação e argumentação em manuais escolares de língua portuguesa, argumentação em temas relativos à vulnerabilidade social.

Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada e Professora Titular de Língua Portuguesa da PUC-SP, atuando no Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa, no Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Português (IP) e no Departamento de Português da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. É Avaliadora Institucional do INEP/MEC e Professora Emérita pela Universidade Cruzeiro do Sul. Realizou estudos de pós-doutorado em Linguística, na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidade de Lausanne (Suíça), estágio profissional em gestão universitária, na Universidade de Montréal (Canadá), e missão de trabalho em projeto de pesquisa na Universidade Sorbonne - Paris V (França), dentro de projeto CAPES-COFECUB. Tem-se dedicado, ao longo de sua carreira, ao ensino superior, tanto na Graduação quanto na Pós-graduação, desenvolvendo pesquisas relacionadas a leitura, escrita, uso da linguagem verbal em ambientes virtuais de aprendizagem, linguagem jurídica e tipologia e gêneros textuais. É líder do Grupo de Pesquisa "Texto, Escrita e Leitura" (PUCSP-CNPq) e foi coordenadora, no biênio 2016-2018, do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Participou, no período de 2010 a 2013, como coordenadora de equipe, do Projeto Análise de Textos e Discursos, liderado pela Universidade do Rio Grande do Norte, dentro do Programa PROCAD - NF da CAPES. Desde 2018, é membro da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação - REDIPAr e, desde 2015, do Grupo de Pesquisa "Análise Textual dos Discursos (UFRN-CNPq)". Participa do conselho científico do Projeto NURC/SP - Núcleo USP desde 2020. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos. Em sua atuação profissional, registram-se, ainda, atividades de extensão voltadas para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica, destacando-se entre eles: na PUC-SP, o de Vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (1991-1996), o de Coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa (1993-1996) e o de Vice-reitora Acadêmica (1996-2000); na Universidade Cruzeiro do Sul, o de Diretora de Pós-graduação e Pesquisa (1997-2001), o de Pró-reitora Acadêmica (2001) e o de Reitora (2001-2017); no Centro Universitário Módulo, o de Reitora (2010-2017); e, na Faculdade São Sebastião, o de Supervisora Acadêmica (2015-2017). Foi Assessora do Ministério para o ENADE na área de Letras. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura, na PUC-SP, biênio 2020-2022.

Mariana Cucatto, Universidade Nacional de La Plata

É professora, graduada e doutora em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional de La Plata (Argentina), instituição onde atua como professora titular de "Língua II: análise do discurso e linguística textual" e como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense (GILF), que depende do Centro de Estudos e Pesquisas Linguísticas (CEIL), Instituto de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (IdIHCS, UNLP-CONICET). É pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET). Suas áreas de especialidade são: linguística cognitiva, discurso jurídico e linguagens de especialidade/profissionais (comunicação, esclarecimento, democratização). A sua produção científica e académica, que tem apresentado em conferências e em publicações nacionais e internacionais, destaca-se pelo grande interesse em consolidar a linguística cognitiva na análise textual-discursiva, e em conseguir a sua transferência para o ensino e a prática profissional. Possui vasta experiência na área de formação de recursos humanos. Dirige projetos de pesquisa e teses de bacharelado, especialização, mestrado e doutorado sobre diversos temas relacionados à linguística cognitiva e à análise do discurso jurídico. Tem ministrado cursos e seminários para profissionais de diversas áreas (Linguística, Comunicação, Tradução, Direito) em instituições universitárias e órgãos judiciais, por exemplo, na “Especialização em Direito Penal” e na “Especialização em Actividade Jurisdicional” (Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, UNLP), no Instituto de Estudos Judiciários (Supremo Tribunal de Justiça da Província de Buenos Aires), no Centro de Formação (Procuradoria Geral do Supremo Tribunal de Justiça da Província de Buenos Aires), e na Escola Judicial da Associação de Magistrados e Oficiais da Justiça Nacional (Delegação La Plata), entre outros. Desde 2011 é professora responsável pelo curso “Linguagem Jurídica e Comunicação”, ministrado na Escola Judicial do Conselho do Poder Judiciário da Província de Buenos Aires. Foi presidente da SAEL, Sociedade Argentina de Estudos Linguísticos (2019-2021) e Secretária Geral da ALED, Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (2021-2023). Atualmente faz parte da Comissão Fiscalizadora do SAEL. Com a Dra. Maria das Graças Soares Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), coordenam o projeto de pesquisa “Estudos sobre linguagem e comunicação jurídica” (P30) na ALFAL, Associação de Lingüística e Filologia da América Latina.

Luis Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professor titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Linguística pela Université Paul Valéry - Montpellier III - França (1981); mestre em Lettres Modernes pela mesma universidade (1976). Áreas de pesquisa: linguística de texto, análise textual e semântica do texto. Suas pesquisas focalizam as operações de textualização e as operações semânticas de textos de diferentes universos de discurso, com ênfase em textos de relevância sociocultural e sócio-histórica. Orientações: Doutorado e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem PPGEL, da UFRN.

Alexandro Teixeira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura em Letras Português / Espanhol e Literaturas (2003) e Mestrado em Linguística (2006), ambos pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Estudos da Linguagem (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona e na Universidade Pompeu Fabra, ambas na Espanha. Atuou como docente efetivo da disciplina de Língua Espanhola na Secretaria de Educação do Estado do Ceará, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Piaui, além de docente provisório na Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - FELCS. É membro do Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos - PPGEL - UFRN e fundador e líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Linguísticos - LABLING - FELCS - UFRN. É membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS do Campus de Currais Novos/RN. Também é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação - REDIPAr, da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso - ALED e da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL, exercendo o cargo de tesouro desta última no quinquênio de 2024 a 2029. Foi vice-diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN de 2015 a 2020 e Presidente da Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte APELLE-RN de 2020 a 2022. Tem experiência na área de Linguística e desenvolve pesquisas, sobretudo, em Linguística Aplicada, Linguística de Texto, Linguística da Enunciação. Linguística Forense e Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. As últimas pesquisas têm-se focado em Análise Textual dos Discursos, Responsabilidade Enunciativa, Quadro Mediativo, Discurso Jurídico, Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira e Espanhol como Discurso Especializado.

Publié-e

24-11-2024

Comment citer

RODRIGUES, M. das G. S.; NOEL RIBEIRO, M. I. B. C. N. R.; MARQUESI, S. C.; CUCATTO, M.; PASSEGGI, L.; GOMES, A. T. Argumentação nas perspectivas textual, discursiva e enunciativa. Revue Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. i-xii, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID37825. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/37825. Acesso em: 21 déc. 2024.