A apropriação do discurso alheio e a composição de enunciados autorais em redações do Enem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5n1ID20331Palavras-chave:
Discurso alheio, Enunciado, Autoria, Redação do ENEMResumo
Ao tomar parte da discussão a respeito do ensino e da aprendizagem de língua materna na escola, neste artigo, propomos analisar os modos e formas de apropriação do discurso de outrem na construção de discursos autorais de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio de textos disponibilizados na internet. Para tanto, partimos da perspectiva filosófica de linguagem do Círculo (BAKHTIN, 2010 [1919/20]; 2015 [1934/35]; 2016 [1952/53]; VOLÓCHINOV, 2017 [1929]; VOLOCHINOV, 2013ab [1930]; MEDVIÉDEV, 2012 [1928]) e, para a análise, selecionamos três excertos-dizeres de três textos de candidatos do ENEM, dentre redações bem avaliadas disponibilizadas livremente na internet. A partir da análise desses excertos-dizeres, percebemos uma tendência à delimitação do discurso alheio e, apesar dessa tendência ao isolamento do discurso alheio, foi possível constatarmos a inter-relação entre os discursos apropriados e os discursos autorais.
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